Home / Noticias / 27.12.2023 12:09

Retrospectiva 2023: conquistas históricas restauram o sentimento de orgulho da advocacia

O ano foi marcado por uma série de entregas inéditas e concretas que terão seguimento em 2024.

27/12/2023 12:09

A OAB/RS empenhou todos os esforços em uma gestão dinâmica e ativa, escutando a advocacia e a sociedade e propondo melhorias que influenciaram a vida do cidadão e dos profissionais do Direito.

Em 2023, as advogadas e os advogados gaúchos testemunharam a conquista de demandas históricas, a força institucional da OAB/RS empregada na defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, mobilizações em pautas de interesse público e grandes eventos, além da união ímpar de toda a classe.

MARCO HISTÓRICO

Com impacto direto no exercício profissional da advocacia e na promoção da Justiça, a elevação de entrância em 26 comarcas no estado representou um marco histórico na prestação jurisdicional gaúcha. Mobilizações que uniram a OAB estadual, as subseções, o poder público e demais forças da sociedade civil resultaram na conquista coletiva.

Há mais de 10 anos não ocorriam elevações de entrância no estado.

SEMPRE AO LADO DA ADVOCACIA

Dando continuidade ao compromisso de estar sempre ao lado da advocacia, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, completou 123 mil quilômetros percorridos pelo estado. Priorizando uma gestão participativa, além de visitar as 107 subseções, o presidente esteve, inclusive, em municípios que ainda não têm representação.

Por intermédio de reuniões abertas, visitas, eventos e debates, Lamachia buscou intermediar soluções com o Judiciário estadual, federal e trabalhista.

ENTREGAS CONCRETAS

“Foi um ano de grandes conquistas materiais, mas também imateriais. Para além de melhorias na prestação jurisdicional, da entrega de novas estruturas, de debates relevantes na sociedade, que são igualmente importantes para o dia a dia do advogado, quero ressaltar o resgate do orgulho de cada advogado e advogada desse estado. Em todos os lugares que vou, escuto e compartilho com os colegas desse sentimento de pertencimento da advocacia que se sente acolhida. O momento ainda é difícil, mas estamos avançando a partir de entregas concretas”, garante o presidente.

Entre os destaques do trabalho desenvolvido neste ano estão: o maior evento da história da OAB/RS – Cidade da Advocacia 2023 –, que reuniu mais de 15 mil advogados e advogadas; ações contra qualquer aumento de tributos na proposta da reforma tributária que tramitou no Congresso Nacional; a conquista histórica da majoração da tabela de honorários da advocacia dativa e as campanhas institucionais “Vídeo gravado não é sustentação oral” e “Respeite a advocacia e Exerça a cidadania”, ambas com o intuito de fortalecer as prerrogativas, unir a classe e conscientizar a sociedade sobre o tema.

PRINCIPAIS PONTOS DA RETROSPECTIVA 2023:

Judiciário estadual, federal e trabalhista

Força institucional e grandes eventos

Defesa da advocacia e das prerrogativas

Defesa da cidadania

Novas estruturas e programas

27/12/2023 12:09

Programas e novas estruturas: para cada necessidade da advocacia, uma entrega concreta

27.12.2023

28.12.2023