Home / Noticias / 02.08.2023 19:48

Presidente da OAB/RS encaminha demanda da subseção de Getúlio Vargas na Corregedoria-Geral de Justiça

Subseção pleiteia elevação de entrância da comarca de inicial para intermediária

02/08/2023 19:48

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou de uma série de reuniões com subseções na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul na tarde da quarta-feira (2). A reunião com a subseção de Getúlio Vargas tratou sobre o pedido de elevação da entrância da comarca local de inicial para intermediária.

Em sua manifestação, Lamachia destacou a importância da presença da Ordem gaúcha para legitimar as demandas das subseções. “Esse é um pleito do sistema de justiça como um todo. A Ordem busca a elevação de entrância porque isso melhora o exercício profissional da advocacia, e consequentemente o serviço prestado à cidadania. Nós, advogados e advogadas, levamos as demandas da sociedade ao Judiciário”, explicou o presidente ao manifestar seu apoio ao pedido. “Já conquistamos 26 pedidos deferidos no Órgão Especial do TJRS, sendo 15 de inicial para intermediária e 11 de intermediária para final, que agora estão na Assembleia Legislativa para a votação. Uma entrega histórica, porque há dez anos que nós não tínhamos uma elevação de entrância”, concluiu.

A presidente da subseção de Getúlio Vargas, Juliane Piazzetta, justificou a solicitação. De acordo com ela, a cidade está em crescimento, e o atendimento pela justiça precisa acompanhá-lo. “Entendemos que a elevação de entrância favorece uma melhor estrutura do judiciário para a sociedade. Entendemos que a elevação pode manter os magistrados mais tempo na Comarca para reter o conhecimento, a experiência e também para que os projetos que são criados com os magistrados possam ser mantidos”, disse.

Pedido será analisado

Após ouvir as demandas da advocacia, o corregedor-geral de Justiça do TJRS, desembargador Giovanni Conti, garantiu que o pedido será analisado e afirmou que o aprimoramento na prestação jurisdicional também é de interesse do órgão.

Presenças

Também participaram da reunião: da subseção de Getúlio Vargas: o vice-presidente, Michel Centofante; a secretária-geral, Rosane Perissinotto e o tesoureiro, Mauro Farinon Júnior; a desembargadora Naele Ochoa Piazzetta; a deputada estadual, Nadine Farias Anflor; o prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo; o procurador do município de Getúlio Vargas, Lucas Ricardo Dal Bosco;  o presidente da CDL, Gilberto Dücker; o presidente do Sindicato Rural, Itamar Marcon e o presidente da ACCIAS, Alceu Enricone.

02/08/2023 19:48

Lamachia acompanha subseção de Guaporé em reunião na CGJ por instalação de comarca em Serafina Corrêa

02.08.2023

Por elevação de entrância, OAB/RS vai à CGJ com subseção de Alvorada