Home / Noticias / 20.04.2020 17:14

OAB/RS realiza primeira reunião das comissões por videoconferência

20/04/2020 17:14

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, realizou a abertura da reunião com os presidentes e as presidentes das comissões permanentes e especiais da seccional gaúcha. Assim como ocorreu na sessão do Conselho Pleno da última sexta-feira (17), a reunião foi feita 100% online, de forma inédita. Em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus e da necessidade de isolamento social, os presidentes de comissões estiveram reunidos, na tarde da segunda-feira (20), numa videoconferência comandada pela secretária-geral adjunta e coordenadora das comissões, Fabiana da Cunha Barth.

O objetivo do encontro foi o de tratar das pautas de atuação da Ordem em tempos de isolamento social e da realização de mais eventos por streaming. Nesse sentido, Breier reforçou a importância do trabalho conjunto das comissões e de seus membros. “É um ano atípico para todos nós. A sede da OAB precisou fechar, mas ela não parou. Os processos internos da casa, em caráter de urgência, seguem e alguns atendimentos mais específicos também. E a relevância do trabalho das comissões só aumenta”, afirmou.

Breier acrescentou ainda o trabalho da Comissão de Seleção e Inscrição (CSI) para a entega de carteiras: “A CSI por exemplo, trabalhou para uma entrega de carteiras da OAB que deve ocorrer esta semana. Serão mais de 400 carteiras profissionais digitais entregues para os bacharéis que passaram no exame de ordem e que estavam no aguardo”, anunciou Breier.

Organizando a pauta da reunião, a secretária-geral adjunta, Fabiana da Cunha Barth, fez um apanhado geral sobre o regime de teletrabalho exercido pelos colaboradores da Ordem até o dia 30 de abril. Além disso, ela destacou a realização de lives no Instagram, citando como o exemplo as iniciativas da Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação (CDTI) e da Comissão de Seguridade Social (CESS).

“Nosso objetivo é o de que as comissões façam mais lives nas redes sociais, estando em permanente contato com a advocacia, pois é para ela que trabalhamos. Além disso, estamos investindo na realização de eventos online de maior porte, que podem receber até 500 participantes”, afirmou a secretária-geral adjunta.

Ao longo do encontro os presidentes tiraram dúvidas sobre a organização dos eventos online e a nova dinâmica interna para realização dos mesmos. O presidente da Comissão Especial de Direito Tributário (CEDT), Rafael Wagner, indagou sobre as orientações de lives no Instagram. A secretária-geral adjunta, Fabiana da Cunha Barth, lembrou que os procedimentos devem ser os mesmos, comunicando ao setor de comissões da Casa com antecedência. A forma de inscrição também foi tema de perguntas dos presidentes. A presidente interina da Comissão Especial da Saúde (CES), Mariana Polydoro de Albuquerque Diefenthäler, exemplificou aos colegas com o webinar, sobre telemedicina, que será realizado pela comissão (dia 23 de abril, às 19h). As inscrições foram feitas pelo sympla, para um maior controle de acesso dos participantes, e o webinar será transmitido pelo Zoom.

20/04/2020 17:14

Artigo da secretária-geral adjunta da OAB/RS publicado no Jornal do Comércio: O falso dilema entre saúde e economia

20.04.2020

NOTA DE REPÚDIO