Home / Noticias / 19.12.2023 11:48

OAB/RS propõe debates e proposições para o enfrentamento do racismo

As ações foram analisadas no 1º Seminário da Diversidade, realizado em uma parceria entre a CIR e a Polícia Civil gaúcha.

19/12/2023 11:48

https://bit.ly/478Tqg2
image-galeria-0

Traçar estratégias de promoção de políticas públicas afirmativas, inclusivas e transversais. Foi com esse objetivo que a Comissão da Igualdade Racial (CIR) da OAB/RS e a Delegacia de Combate aos Crimes de Intolerância da Polícia Civil do estado realizaram o “1º Seminário da Diversidade: diálogos afirmativos e enfrentamento ao racismo estrutural” na quinta-feira (14).

Com uma programação pensada para evidenciar a pauta racial e as realidades cotidianas a partir de estatísticas e vivências, o evento contou com palestras e debates que abarcaram desde a seletividade penal e o compliance antidiscriminatório até questões sobre racismo estrutural e institucional.

“Eu disse, no dia 16 de fevereiro de 2022, no nosso discurso de posse, que a Ordem gaúcha iria agir contra qualquer espécie de preconceito ou discriminação. E este seminário, dentro do OAB Cubo, promovido pela CIR em parceria com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, é uma ação que dá concretude àquele discurso. Por isso, ao estarmos aqui pregando respeito, tolerância e igualdade, nós estamos defendendo a democracia e o Estado Democrático de Direito”, salientou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.

Lamachia também fez questão de pontuar o trabalho de representatividade que a entidade vem desenvolvendo na atual gestão. “Eu tenho muito orgulho de afirmar que o nosso mandato triplicou o número de advogados e advogadas negras e pardas em cargos de presidentes das nossas comissões, se comparado ao período anterior. Atualmente, não é apenas a CIR que é presidida por uma mulher negra. E isso, sem dúvidas, é mais uma forma de avançarmos nesta luta”, disse.

Já a presidente da CIR, Letícia Padilha, enalteceu a realização do evento, que reuniu a advocacia e policiais do estado para refletir e problematizar acerca da temática central. “É muito satisfatório encerrar o ano de 2023 com esse importante e representativo seminário, que coloca em pauta assuntos extremamente relevantes e necessários para toda a comunidade negra gaúcha”, sinalizou. 

Na mesma linha de pensamento, o chefe de polícia do estado, delegado Fernando Sodré, primeiro negro a comandar a Polícia Civil do RS, evidenciou a importância do seminário, classificando-o como um marco histórico. Além de participar da mesa de abertura do evento, Sodré ainda palestrou sobre “A Seletividade Penal Racialmente Estruturada e o Condicionamento das Ações de Segurança Pública: uma análise a partir da Polícia Civil do Rio Grande do Sul”

19/12/2023 11:48



Notícia anterior

Neusa Bastos entrega certificados aos alunos e às alunas do Projeto Pescar

19.12.2023
Próxima notícia

“Conversas em Família” debate os reflexos da possível revogação da Lei da Alienação Parental

19.12.2023

Principais notícias

Ver todas