Home / Noticias / 18.12.2023 13:41

OAB/RS presente na posse do novo presidente do TCE/RS

Solenidade ocorreu na quinta-feira (14) e empossou o conselheiro Marco Peixoto.

18/12/2023 13:41

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou, na quinta-feira (14), da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), o conselheiro Marco Peixoto. A solenidade ocorreu no Auditório Romildo Bolzan do edifício-sede da instituição e reuniu diversas autoridades, entre elas o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

“O Tribunal de Contas tem um papel fundamental como órgão de controle financeiro do estado. Parabenizo o conselheiro Marco Peixoto pela posse e desejo uma profícua gestão”, disse Lamachia.

Compõem ainda a nova administração do TCE/RS: como vice-presidente, o conselheiro Iradir Pietroski, e segundo vice-presidente, o conselheiro Renato Azeredo. Peixoto sucede o conselheiro Alexandre Postal, que transmitiu o cargo lembrando das conquistas e avanços alcançados durante sua gestão no Tribunal de Contas do Estado. Em seu discurso de posse, Peixoto ressaltou o propósito de implementar ações que aprimorem o sistema de controle externo, bem como comprometeu esforços na promoção de uma gestão transparente, eficiente e comprometida com a excelência.

Currículo

Marco Peixoto integra o Tribunal desde dezembro de 2009. É natural de Santiago, desempenhou diversos cargos e funções e foi vereador e deputado estadual por cinco legislaturas. Este será seu segundo mandato à frente da instituição, tendo presidido no biênio 2016-2017. Também atuou como líder da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) e atualmente coordena o bloco brasileiro da entidade internacional.

Presenças

Também participaram da cerimônia o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Ângelo Gräbin Borghetti; representando o Tribunal de Contas da União, o ministro Augusto Nardes; o deputado federal Márcio Biolchi; o presidente do Secretariado Permanente de Tribunais de Contas, Órgãos e Organismos Públicos de Controle Externo da República Argentina, Sergio Tomás Oste; o presidente da Assembleia Legislativa do estado, Vilmar Zanchin; a presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira; o procurador-geral de justiça do estado, Alexandre Saltz; o defensor público-geral do estado, Antonio Flavio de Oliveira; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; e o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Pontes. Além destes, estiveram presentes conselheiros e representantes de tribunais de contas do Brasil e da República Argentina, bem como diversas outras autoridades de órgãos e entidades.

18/12/2023 13:41

Direito de Família é tema de reunião inédita da OAB/RS com a CGJ