Home / Noticias / 15.12.2023 18:49

Direito de Família é tema de reunião inédita da OAB/RS com a CGJ

Em encontro para debater assuntos da advocacia familiarista, Lamachia encaminhou pautas do I Colégio de Presidentes das CEDFSs da Ordem gaúcha ao corregedor-geral.

15/12/2023 18:49

Mais uma vez reforçando o pioneirismo da atual gestão, na quinta-feira (14), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve na Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para tratar de assuntos relacionados ao Direito de Família com o corregedor-geral, desembargador Giovanni Conti. Acompanhado da diretoria da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões (CEDFS) da Ordem gaúcha, Lamachia encaminhou pautas de interesse da advocacia da área, debatidas no I Colégio de Presidentes das CEDFSs.

“Pela primeira vez, realizamos uma reunião exclusiva para tratar de temas do Direito de Família com a Corregedoria. São pautas importantes e de interesse tanto da advocacia quanto dos jurisdicionados, pois a qualidade da prestação jurisdicional impacta diretamente na cidadania. Saímos com avanços importantes no debate, tendo esclarecido pontos que já vêm sendo objeto de atenção do Tribunal e apontando outras demandas igualmente relevantes que impactam na rotina da classe”, disse o presidente, que classificou o encontro como histórico.

Na ocasião, foram apresentadas ao desembargador as solicitações feitas pela advocacia familiarista que constam na Carta do Colégio de Presidentes das CEDFSs. A carta aborda temas como a necessidade de nomeação de magistrados em algumas comarcas, as dificuldades no atendimento nos foros, o retorno de atendimento presencial na 7ª Câmara Cível e na 1ª Câmara Especial Cível do TJRS e a criação de varas especializadas.

A presidente da CEDFS, Renata Santa Maria, considerou a reunião positiva. “O debate foi profícuo, saímos de lá com informações e esclarecimentos a respeito da gestão do Tribunal no que se refere às varas de família e sucessões da Capital e das subseções. A realização deste encontro comprova o empenho e a atenção que vêm sendo demonstrados pela gestão do presidente Lamachia a esta matéria tão sensível e que demanda um olhar atento e cuidadoso”, afirmou.

15/12/2023 18:49

Nos 175 anos do TJMRS, presidente da OAB/RS é homenageado com a Ordem do Mérito Judiciário Militar

15.12.2023

OAB/RS presente na posse do novo presidente do TCE/RS