Home / Noticias / 01.09.2023 15:17

OAB/RS participa de aula inaugural de novos guardas municipais de Porto Alegre

Ato inédito é assegurado pelo termo de cooperação assinado com a Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre.

01/09/2023 15:17

Para enfatizar o trabalho executado pela OAB/RS em defesa da advocacia e da sociedade gaúcha, a instituição teve espaço de fala na aula inaugural do curso de formação de 58 novos guardas municipais da capital, ocorrida na sexta-feira (1º), no espaço Cubo. A participação da entidade na instrução de agentes públicos é garantida pelo termo de cooperação com a Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre (SMSEG), assinado em maio deste ano.

“Por acreditarmos na força do diálogo, neste 1 ano e nove meses de gestão, a nossa diretoria tem buscado aproximar a Ordem gaúcha de instituições de segurança do estado. Queremos evidenciar que a OAB/RS também tem um olhar voltado para políticas públicas e que tem muito a contribuir com o setor. Por isso, não tenho dúvidas de que, ao ocuparmos espaços como esse, estamos cooperando positivamente com a advocacia e a sociedade”, salientou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia

O presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública (CEPCSP) da OAB/RS, Ivan Pareta, foi quem representou o presidente Lamachia e palestrou para os guardas municipais em formação. Em sua exposição, ele explicou como é o trabalho desempenhado pela Comissão, bem como apresentou as ações que a Ordem gaúcha tem realizado em conjunto com as forças de segurança pública do estado.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, também esteve presente no treinamento. Na ocasião, ele enfatizou a importância de reforçar o efetivo de agentes na capital que, após oito anos, terá uma nova turma. “É um avanço concreto para a segurança pública de Porto Alegre que precisa estar em sinergia com as demais forças”, disse. Melo também fez questão de agradecer à OAB/RS por ceder o espaço, bem como destacou a parceria entre as duas instituições.

Veja algumas das ações da OAB/RS ligadas à segurança pública gaúcha

Participação da instalação do Conselho Gestor do Nugesp

Garantia de acesso exclusivo ao Foro Central de Porto Alegre para a advocacia criminal

Assinatura de termo para participar dos cursos de formação da Guarda Municipal de Porto Alegre e da Susepe