Home / Noticias / 31.08.2023 17:47

Casa da OAB/RS na Expointer: a trajetória da mulher no agronegócio é destaque no segundo dia de programação

Palestras foram organizadas pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem gaúcha.

31/08/2023 17:47

A terça-feira (29), segundo dia de atividades na Casa da OAB/RS na Expointer, em Esteio, contou com a realização de evento sobre a trajetória da mulher no agronegócio. Conduzido pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem gaúcha, a atividade teve a participação das palestrantes Teodora Bertha Souilljee Lütkmeyer, Fabiana Venzon, Nicole Stapelbroek Trenepohl e Patrícia Degrazia Lima – todas ligadas ao tema.

Na oportunidade, foram abordadas pautas como a atividade feminina no campo, a importância do agronegócio para a sociedade, a preservação ambiental e o uso de defensivos agrícolas, entre outros temas. O presidente da OAB do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, também conversou com o público durante o evento.

“Aqui, acompanhando essas grandes palestras, tivemos a oportunidade de ratificar a inequívoca capacidade da mulher gaúcha: tanto nos espaços que estão ocupando quanto na sua força, porque várias mulheres que estão aqui efetivamente foram pioneiras em atividades da sociedade civil”, iniciou Lamachia.

Ao longo de seu discurso, o presidente da entidade lembrou as ações da atual gestão voltadas às mulheres advogadas. “Para além do Programa de Apoio à Mulher Advogada, que está fazendo a diferença na vida das nossas colegas, também realizamos uma interiorização pelo estado, ouvindo e dando encaminhamento às pautas da advocacia feminina”, comentou.

Por fim, Lamachia falou sobre a Sessão Pública de Desagravo Coletivo, em solidariedade a sete advogadas que tiveram suas prerrogativas profissionais violadas durante o exercício profissional, e comentou sobre temas de interesse de toda a sociedade gaúcha, como a reforma tributária.

A presidente da CMA da OAB/RS, Márcia Schwantes, destacou a importância da realização do evento. “Estamos muito felizes em poder realizar este grande painel aqui na Casa da OAB/RS na Expointer. Agradecemos ao presidente Lamachia pelo espaço cedido, pois tivemos a oportunidade de, mais uma vez, demonstrar a força da advocacia feminina do estado”, disse.

Presenças

Também participaram do evento a vice-presidente da CMA da OAB/RS, Maximilia Silva de Paula; a vice-presidente de Prerrogativas das Mulheres Advogadas da CDAP da OAB/RS, Nara Piccinini da Silva; e a deputada estadual Silvana Covatti; entre outras autoridades.

Programação segue ao longo da semana

As atividades na Casa da OAB/RS na Expointer seguem até a próxima sexta-feira (1º). Confira mais informações aqui.

31/08/2023 17:47

Vitória: decisão favorável à ação ajuizada pela OAB/RS faz Município deixar de cobrar taxa de alvará sobre escritórios de advocacia

31.08.2023

OAB/RS participa de aula inaugural de novos guardas municipais de Porto Alegre