Home / Noticias / 01.07.2022 19:08

OAB/RS participa da posse de 92 magistrados no Judiciário gaúcho

01/07/2022 19:08

Representando o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, o secretário-geral, Gustavo Juchem, participou da cerimônia de posse de 92 juízes de direito substitutos. A cerimônia ocorreu no Plenário Pedro Soares Muñoz, no prédio do Tribunal de Justiça do RS (TJRS). Com a remodelação do curso de magistrados, os novos juízes devem assumir seus respectivos postos em agosto.

Lamachia destacou o diálogo com a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) que possibilitou a mudança: “Em conversa com o desembargador Conti, obtivemos uma redução significativa do prazo para que os juízes assumam, trazendo uma agilidade importante para a prestação jurisdicional do RS. Ao invés de iniciarem os trabalhos em outubro, os juízes já estarão nas Comarcas no mês de agosto”, pontuou.

O secretário-geral da Ordem gaúcha, presente na posse, ressaltou a importância do ato, visto a histórica necessidade de magistrados na Justiça estadual: "O déficit no Judiciário gaúcho é tão grande que, mesmo com a posse destes 92 juízes, ainda sobram vagas. A OAB/RS trabalha de forma incansável pela maior eficiência da prestação jurisdicional no estado”, disse.

A presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, reforçou o dever constitucional do magistrado com a sociedade: “Este momento foi muito aguardado pela comunidade gaúcha, por aqueles que esperam por soluções céleres para suas angústias. É nosso dever constitucional responder a cada uma dessas pessoas, agindo pela pacificação e pela Justiça. O Poder Judiciário existe para servir a sociedade”, frisou.

Assista aqui a íntegra da solenidade.

Presenças

Também estiveram presentes o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; a subprocuradora-geral de Justiça, Ângela Rotunno; o subdefensor público-geral, Alexandre Brandão Rodrigues; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, desembargador militar Amilcar Macedo; o vice-presidente do Tribunal de Justiça e presidente da Comissão de Concurso para Juiz de Direito Substituto do TJRS, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira; o representante da OAB/RS na Comissão, advogado Jader da Silveira Marques; entre outras autoridades.

01/07/2022 19:08

Lamachia percorreu mais de 1.600 km em encontros com a advocacia gaúcha