Home / Noticias / 26.05.2020 16:47

II Colegiado de Presidentes da CJA acolhe demandas da jovem advocacia

26/05/2020 16:47

Na quinta-feira (21), a Comissão do Jovem Advogado (CJA) realizou o II Colegiado de Presidentes das CJA’s. O evento mais importante do calendário da jovem advocacia, que foi promovido de forma online e contou com a participação de 32 subseções.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, participou do evento ouvindo as demandas dos presidentes das CJA’s e apresentando aos colegas as inúmeras iniciativas adotadas pela Ordem devido à pandemia do Coronavírus: “Esse é um momento histórico, e precisamos avançar nos temas com calma e tranquilidade, ouvindo a todos. São dias muito difíceis, principalmente na justiça estadual que não avançou na digitalização dos processos, são mais de 3,4 milhões de processos físicos. A OAB/RS solicitou ao CNJ que o TJ gaúcho possa ter autonomia para decidir sobre a abertura dos fóruns e andamento dos prazos. O TJ/RS precisa ter autonomia para gestar dentro da realidade em que vivemos”, defendeu.

Breier completou, ainda, com a informação sobre a digitalização dos processos: “Dentro da nossa reivindicação ao CNJ, o TJ/RS criou uma proposta de digitalização dos processos físicos através da contratação de uma empresa. Dentro de 180 dias deve iniciar a digitalização de processos cíveis e criminais, começando com as comarcas maiores, depois médias e pequenas. Foi também facultado ao advogado a digitalização dos seus processos. Enfim, a Ordem está trabalhando para que, de forma gradual, as coisas sejam retomadas. Estamos em constante conversa com os tribunais estabelecendo uma relação contínua em busca do melhor para a advocacia e para a cidadania”, enfatizou Breier.

O membro honorário vitalício e ex-presidente da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia, também participou de todo o evento e ressaltou o trabalho realizado pelo presidente Breier frente à pandemia do Coronavírus: “A advocacia e todo o sitema de justiça vão ser um antes da pandemia e outro depois, com ônus e bônus. O processo de virtualização veio para ficar, e teremos dificuldades claro, visto que estamos avançando três anos em três meses, mas posso dizer aos jovens que a advocacia nunca deixará de ser indispensável à justiça”, reforçou Lamachia.

A diretora-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), Rosângela Herzer dos Santos, falou sobre as ações da escola: “A advocacia será cada vez mais demandada, e é preciso estar preparado com uma formação completa, e a ESA contribui para isso.  Disponibilizamos nessa pandemia uma série de cursos gratuitos, temos valores diferenciados para a jovem advocacia, as graduações com descontos através do convênio com a FMP, enfim uma série de benefícios”, apontou Rosângela.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS), Pedro Alfonsin, destacou as ações voltadas para a saúde da advocacia: “Distribuimos vacinas gratuitas à advocacia da Capital e do interior, vamos distribuir 24 mil máscaras que serão enviadas às subseções, estamos encaminhando também novos auxílios, não só para este momento, mas também para o futuro, o ônibus da saúde que vai percorrer todo o estado com assistência odontológica, médica e exames. Estamos trabalhando também para a adesão ao Clube de Serviços do CFOAB com descontos na anuidade, entre vários outros benefícios”, destacou Alfonsin.

O presidente da CJA, Antonio Zanette, agradeceu a participação de todos e destacou o empenho e dedicação da diretoria: “O II Colegiado tem a motivação de apresentar aos colegas tudo que a OAB/RS vem fazendo em prol da nossa atuação nesse momento ímpar, e é muito gratificante ver o carinho e a preocupação do presidente Breier e do nosso sempre presidente Lamachia, por acompanharem todo o nosso evento para ouvir e conhecer os anseios da jovem advocacia”, afirmou.

Carta

Depois das manifestações de diversas jovens lideranças de diferentes subseções do estado, o coordenador de interiorização da CJA, Marcos Pippi Fraga, leu a carta com os encaminhamentos a serem destinados aos conselheiros seccionais.

Entre as recomendações e sugestões da carta, estão a permanência do apoio ao eproc e a busca da digitalização dos processos físicos na justiça estadual.

26/05/2020 16:47

OAB/RS é parceira institucional do projeto “É no acordo que sairemos mais fortes”

26.05.2020

OAB/RS entrega 260 carteiras em prestação de compromisso por videoconferência