Home / Noticias / 11.04.2023 15:37

ESA/RS promove evento de lançamento do livro “Crimes Sexuais e suas implicações na Ordem Social”

11/04/2023 15:37

No dia 19 de abril, às 16h, a Escola Superior da Advocacia (ESA/RS) da OAB/RS realizará, no Auditório OAB Cubo, o lançamento do livro “Crimes Sexuais e suas implicações na Ordem Social”. O evento de lançamento visa a refletir sobre a importância da temática no Direito além de contar com palestras sobre o tema.

O livro é organizado pelas autoras Aline P. de Souza Machado de Castilhos e Roberta Eggert Poll além de contar com autores atuantes nas mais diversas áreas jurídicas, como advogados, juízes e assessores judiciais. O livro também conta com a participação de alunos da graduação a fim de fomentar a iniciação científica.

O evento de lançamento tem como objetivo divulgar a temática relacionada aos crimes sexuais, em vista de ser ainda um assunto tabu na sociedade, e contará ainda com cinco palestras com os temas: “Justiça Criminal e Crimes Sexuais”, “A Cultura do Estupro”, “Estupro de Vulnerável”, “Pedofilia” e “Violência de Gênero”.

O evento é gratuito, com certificação de 2 horas-aula para os presentes. Clique aqui e se inscreva para participar.

Conforme as organizadoras, a obra tem como objetivo principal desmistificar o tema. Aline destaca ainda que a maior parte das pessoas tem uma ideia equivocada a respeito dos crimes sexuais. “De forma geral, são delitos que acontecem quando há proximidade com a vítima, de forma que o agente é, na maior parte das vezes, amigo ou parente próximo do ofendido. É importante, assim, desnudar a ideia de que o agente é um ‘monstro’, mas uma pessoa qualquer. Por outro lado, o livro vai mostrar que todos merecem uma defesa dentro dos parâmetros constitucionais.”

Na apresentação do livro, o advogado Ivan Pareta Júnior destaca que "embora existam obras de grande relevância sobre os crimes sexuais, ouso afirmar que, no Brasil, nenhuma se aproxima do que é apresentado neste livro, considerando o enfoque dado, que permite constatar que a obra se dedica a apresentar a trajetória de pesquisa de autores que trazem as suas experiências profissionais e as diferentes visões sobre essa temática de grande relevância social, abordando simultaneamente os seus principais aspectos jurídicos, psicológicos e sociais".

O livro pode ser adquirido na página da Editora Habitus ou na Amazon.

Lançamento do livro “Crimes Sexuais e suas implicações na Ordem Social”
Onde: OAB Cubo – Rua Manoelito de Ornellas, 55 – Porto Alegre/RS
Clique aqui para se inscrever.

11/04/2023 15:37

OAB/RS participa de lançamento de projeto “Tramitação Ágil” da JFRS