Home / Noticias / 02.04.2024 18:14

Desagravo Público: em Tramandaí, Lamachia acentua papel da OAB/RS na defesa intransigente da advocacia

Dois advogados da região, agredidos durante o exercício profissional, foram desagravados em ato realizado na quinta-feira (28), no auditório da OAB Tramandaí.

02/04/2024 18:14

“Quando uma advogada ou advogado é vítima de violência, intimidado ou desrespeitado em razão do seu exercício profissional, é com toda a advocacia gaúcha que está se mexendo”, salientou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, durante o ato público de desagravo realizado na quinta-feira (28), na subseção de Tramandaí. Na ocasião, Lamachia prestou solidariedade aos advogados Rafael Petzinger e Christian Luís Girardi, ambos desrespeitados e agredidos durante o exercício profissional.

“Recebam o nosso abraço, recebam a solidariedade da advocacia gaúcha e tenham certeza do nosso compromisso: tomaremos todas as medidas que estão ao alcance da Ordem contra os agentes públicos responsáveis para que isso nunca mais se repita no estado do Rio Grande do Sul. A nossa gestão tem muitas marcas, e a firmeza na defesa dos nossos colegas é uma delas. A OAB/RS está ao lado da classe”, pontou o dirigente.

De acordo com o presidente da subseção de Tramandaí, Tiago dos Reis, a postura ativa da instituição foi fundamental para a conclusão do ato. “Recebemos um auditório lotado para a sessão. Foi uma ação propositiva e fundamental para o fortalecimento da classe. Desde o início do contato com a seccional tivemos todo o suporte necessário, postura que reforça o empenho da instituição na defesa das prerrogativas e do pleno exercício profissional.”

Entenda os casos

O advogado Rafael Petzinger sofreu, no exercício da profissão, o constrangimento de ter sido hostilizado, ofendido, agredido, algemado e preso por policiais militares da 2ª Companhia de Polícia Militar de Tramandaí quando foi prestar atendimento ao seu cliente.

Já o advogado Christian Luís Girardi obteve seu desagravo em razão de lamentável episódio envolvendo a Brigada Militar e a Guarda Municipal de Tramandaí. Enquanto exercia sua atividade profissional, foi violentamente agredido por um policial militar que disparou um tiro de arma de energia em suas costas. Após os disparos, o advogado foi algemado pela Guarda Municipal e recebeu mais duas descargas elétricas, depois de questionar a atuação dos Policiais Militares e da Guarda Municipal.

Profissionais desagravados destacam atuação da OAB/RS

O advogado Christian Luís Girardi ressaltou a importância do ato, bem como o apoio da entidade. “A sessão de hoje foi muito importante, pois tira um peso das nossas costas e nos tranquiliza para seguir trabalhando. O presidente Lamachia nos deu segurança de que as atitudes dos agentes serão refutadas.”

Já para o advogado Rafael Petzinger, “foi um fato lamentável, difícil, que não deveria ter acontecido, mas a advocacia precisa se manter forte.”

Presenças

Também estiveram presentes a ex-presidente da OAB Tramandaí e conselheira estadual, Maria Aparecida Finger; a presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS e conselheira estadual, Letícia Padilha; o presidente da OAB Torres, Jonathan Aguiar; o presidente da OAB Santo Antônio da Patrulha, Júlio Santanna; e o presidente da OAB Triunfo, Rhodi Leandro.

02/04/2024 18:14

Prerrogativas, segurança e valorização: OAB/RS oficia Câmara federal sobre Projetos de Lei de interesse da advocacia

02.04.2024

Aproximação com a advocacia: presidente da OAB/RS vai a Capão da Canoa e Tramandaí