Home / Noticias / 03.04.2024 12:42

Aproximação com a advocacia: presidente da OAB/RS vai a Capão da Canoa e Tramandaí

Em viagem pelo Litoral Norte, Lamachia ouviu demandas da classe e se reuniu com o Judiciário local.

03/04/2024 12:42

Em mais uma ação visando à interiorização permanente da Ordem gaúcha, o presidente Leonardo Lamachia se reuniu com colegas de Capão da Canoa e Tramandaí na quinta-feira (28). Na agenda, estiveram solenidades e encontros com a advocacia, reunião com o Judiciário, além de desagravos públicos em defesa de dois advogados.

Confira fotos dos eventos no Flickr da OAB/RS.

“Agenda intensa, como tem sido a nossa gestão até aqui. A viagem para o Litoral veio após uma semana de viagens a Brasília, onde tratamos de dois temas importantíssimos com a Câmara dos Deputados. Pedimos a retirada do Projeto de Lei que poderia extinguir o eproc na Justiça gaúcha, pleito para o qual tivemos uma resposta positiva; e a inclusão de um PL que dispensa custas para a execução de honorários, que foi um outro pedido nosso com o Conselho Federal da OAB e que também recebemos sinalização positiva, desta vez, do presidente da Câmara, Arthur Lira, que se comprometeu a encaminhar o texto para o colégio de líderes e, posteriormente, ao plenário da Casa”, destacou Lamachia.

Demandas da advocacia em Tramandaí

Confira aqui o ato de desagravo público em defesa de dois advogados agredidos durante o exercício profissional em Tramandaí.

Na subseção de Tramandaí foi realizada uma reunião aberta com a advocacia local no intuito de ouvir as dificuldades que estão sendo enfrentadas pelos profissionais. Lamachia também se reuniu com a juíza da 1ª Vara Cível, Laura Ullmann López, para dialogar sobre a alta carga processual da comarca e debater possibilidades para resolução da situação.

Ainda em Tramandaí, Lamachia participou da solenidade que celebrou a assinatura de um convênio da subseção local com os municípios da comarca (Balneário Pinhal, Cidreira, Imbé e Tramandaí) para que advogados e advogadas atuem de forma voluntária oferecendo orientação jurídica a mulheres vítimas de violência.

Por fim, os ex-presidentes locais Luiz Fernando Feijó Borba (2013-2015) e Amanda do Nascimento da Silveira (2016-2018) foram homenageados com a medalha Leonardo Macedônia, além da entrega de credenciais a duas novas advogadas.

“Durante a pandemia, recebemos apoio da OAB gaúcha para enfrentar as dificuldades financeiras, com programas que nos ajudaram a recuperar recursos perdidos. O presidente Lamachia é um grande parceiro da nossa subseção e da advocacia da região como um todo. Sabemos que temos um espaço aberto para levar nossos pleitos e sermos atendidos em nossas demandas”, disse o presidente da OAB de Tramandaí, Tiago dos Reis Francisco.

Homenagens em Capão da Canoa

Lamachia entregou duas medalhas Leonardo Macedônia em Capão da Canoa: uma para o ex-presidente Elisaldo Vieira Brehm (gestões 2013-2015 e 2016-2018); e outra para a atual presidente, Rosana Brogni Steinmetz Wainer (que recebeu a homenagem pelo triênio 2019-2021).

“Preciso agradecer aos colegas de diretoria e de toda a subseção, junto com os ex-presidentes, porque essa homenagem é fruto do nosso trabalho coletivo”, destacou Rosana.

03/04/2024 12:42

Desagravo Público: em Tramandaí, Lamachia acentua papel da OAB/RS na defesa intransigente da advocacia

02.04.2024

OAB/RS comemora 92 anos com evento para a advocacia