Home / Noticias / 10.05.2022 15:36

Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação promove evento sobre startups

10/05/2022 15:36

A Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação (CDTI) da OAB/RS realizou, ao longo de toda a sexta-feira (6), o evento Advogando para Startups, ocorrido no Auditório Cubo, em Porto Alegre. Com o objetivo de elevar o debate jurídico sobre o tema, o encontro foi realizado de forma híbrida, também transmitido pelo canal oficial da Ordem gaúcha no YouTube.

Confira as fotos do evento no Flickr da OAB/RS.

Ao participar da abertura do evento, representando o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, o secretário-geral da Ordem gaúcha, Gustavo Juchem, falou sobre a satisfação da Ordem gaúcha em realizar o seminário. “É uma alegria poder contribuir com esse momento que vivemos, de inovação, tecnologia e colaboração. Eventos como esse oferecem muito para toda a comunidade, aumentando o conhecimento sobre o assunto e formando profissionais cada vez mais capacitados”, disse.

Em sua manifestação, a secretária-geral adjunta da OAB/RS e coordenadora geral das comissões, Karina Contiero, destacou a importância do tema proposto para o evento. “Sabemos que a tecnologia passou a fazer parte do dia a dia da advocacia. Nesse sentido, estamos atentos ao assunto e, mais do que isso, muito bem representados pela nossa Comissão que trata do tema, fortalecendo cada vez mais a nossa advocacia”, disse.

Já o presidente da CDTI, Filipe Mallmann, ressaltou o retorno dos eventos presenciais da Comissão. “É muito importante essa troca de experiência que acontece antes, durante e depois do evento. Por isso, é uma alegria muito grande poder retornar aos espaços da OAB/RS. Vamos continuar realizando diversos outros eventos, a fim de inserir a advocacia cada vez mais nesse e em outros temas”, lembrou.

Oficinas

Na parte da manhã, ocorreram quatro oficinas sobre assuntos relacionados à tecnologia e inovação. No tema Provas Eletrônicas, o palestrante Ari Stopassola Junior abordou os desafios e as oportunidades dos novos modelos de negócio. Já o advogado Bernardo de Azevedo e Souza, com a palestra Visual Law e Legal Design, explicou a aplicação do design no contexto jurídico e a tecnologia do direito.

Na sequência, Renata Guidolin falou sobre contratos para startups, destacando a importância dos aspectos jurídicos. Encerrando os encontros da manhã, o palestrante Igor Erthal Souza da Rosa discursou sobre NFTs e Metaverso, ressaltando nichos relevantes para o meio jurídico.

Talks

A parte da noite foi reservada para os talks, onde diversos painéis com palestrantes foram realizados. Entre os assuntos abordados, estiveram o ecossistema das startups, o desafio da inovação em escritórios tradicionais e a migração de escritórios para o ambiente on-line, entre outros assuntos. Todas as palestras podem ser conferidas aqui.

10/05/2022 15:36

Neusa Bastos participa de evento comemorativo aos 55 anos de reinstalação da Justiça federal no RS

10.05.2022

Presidente da OAB/RS palestrará no “Vem pra mesa com a Acio”, em Osório, na quinta-feira (12)