Home / Noticias / 19.12.2022 12:57

Cerimônia marca aposição da fotografia do ex-presidente da OAB/RS Ricardo Breier

19/12/2022 12:57

A Ordem gaúcha realizou, na sexta-feira (16), a cerimônia de aposição da fotografia do ex-presidente Ricardo Breier na Galeria de Presidentes da OAB/RS, localizada no memorial da entidade. Breier comandou a OAB do Rio Grande do Sul nos triênios 2016-2018 e 2019-2021. Atualmente, é presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia e conselheiro federal da OAB/RS.

Confira as fotos do evento no Flickr da OAB/RS.

O atual presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, destacou o simbolismo do ato e o trabalho realizado por Breier ao longo de seis anos à frente da instituição. “É um dia muito significativo. Fizemos, hoje, uma justa e merecida homenagem a um dirigente de Ordem que comandou a OAB do Rio Grande do Sul, tendo enfrentado, a partir de 2020, alguns dos dias mais difíceis da vida dos gaúchos: a pandemia da Covid-19. A partir de agora, o trabalho do presidente Breier fica eternizado em nossa Galeria”,
destacou.

Homenagem e emoção

De acordo com Ricardo Breier, o momento foi extremamente emocionante. “Fazer parte da história da OAB/RS é uma honra para qualquer dirigente de Ordem. No período que comandamos a entidade, buscamos sempre defender os interesses da advocacia e estar ao lado da sociedade. Portanto, esse reconhecimento nos dá a certeza de que fizemos um bom trabalho”, lembrou. Na Galeria, a foto de Breier está ao lado do quadro do ex-presidente da OAB/RS Marcelo Bertoluci, que dirigiu a entidade no triênio 2013-2015.

Currículo

Advogado atuante na área criminal, Ricardo Breier é Doutor em Direito Penal pela Universidade de Sevilha (Espanha), Doutor Honoris Causa pela URCAMP e pós-doutorando pela Universidade do Minho (Portugal). Além disso, possui especializações nas áreas de criminologia e vitimologia. Foi secretário-geral da OAB/RS no triênio 2013-2015 e conselheiro estadual entre os anos de 2007 e 2015. Foi coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS entre 2007 e 2012 e integrou comissões tanto da Ordem gaúcha quanto do CFOAB. É membro de diversas entidades, como o Instituto dos Advogados do RS e a Associação Internacional de Direito Penal.

Presenças

A cerimônia recebeu um grande número de convidados. Entre eles estavam o ex-presidente e membro honorário vitalício do CFOAB e da OAB/RS, Claudio Lamachia; os ex-presidentes da OAB/RS Luiz Carlos Levenzon, Clea Carpi da Rocha, Renato da Costa Figueira e Marcelo Bertoluci; conselheiros estaduais.presidentes de subseções e de comissões da Ordem gaúcha, bem como integrantes do poder Executivo e Judiciário, além de familiares e amigos do ex-presidente e colaboradores da OAB/RS.

19/12/2022 12:57

Alunos do Projeto Pescar, da turma de 2022, recebem seus diplomas de formatura em solenidade no TRT4

19.12.2022

Em última sessão de 2022, Lamachia destaca atuação fundamental do Conselho Pleno