Home / Noticias / 19.12.2022 12:34

Alunos do Projeto Pescar, da turma de 2022, recebem seus diplomas de formatura em solenidade no TRT4

19/12/2022 12:34

Foto: Reinaldo Foltz

No final da tarde da última quinta-feira (15/12), as duas turmas da Unidade Jurídico-Trabalhista do Projeto Pescar de 2022 formaram-se em solenidade realizada no Plenário Milton Varela Dutra, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

Os 31 estudantes das turmas do da Escola Superior de Advocacia (ESA/RS) da OAB/RS e do TRT4 receberam seus certificados de conclusão do curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. Na ocasião, estiveram presentes, além dos estudantes, os voluntários que participaram do Projeto, autoridades representantes das instituições promotoras, familiares e apoiadores da iniciativa.

Acesse aqui o álbum de fotos.

O presidente do TRT4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, realizou a abertura da cerimônia e destacou o verdadeiro sentido da palavra pescar que é de resgatar, dar perspectivas, e abrir caminhos para as pessoas. "Vocês têm um futuro pela frente. Quando alguém chegar pedindo uma oportunidade, sejam generosos, lembrem-se das oportunidades que vocês receberam. Tornem-se pescadores também", afirmou.

A diretora voluntária da Fundação Projeto Pescar, Rosângela Benetti Almeida, também celebrou a oportunidade recebida pelos estudantes e salientou o caráter transformador que a educação pode conter: "Não é à toa que vocês estão aqui hoje. Aproveitem essa oportunidade. O mundo é de vocês".

A representante da OAB/RS, a corregedora-geral da entidade, Maria Helena Camargo Dornelles, agradeceu nominalmente a cada representante das entidades parceiras, além dos educadores. Aos estudantes, a corregedora-geral ressaltou: "Peguem essa conquista e não coloquem no bolso ou numa pasta. Levem adiante, continuem estudando. Essa foi apenas a primeira etapa. Sejam felizes, a felicidade está dentro da gente para nos fazer crescer".

Em nome dos colegas, falaram os oradores da turma da ESA, Beatriz Farias e Diogo Goulart, e pela turma do TRT4, Cássio de Aquino de Oliveira e Raíssa Santos Silva. Ao final da cerimônia, os alunos ofereceram duas apresentações musicais, além de entregarem uma rosa para seus familiares presentes.

Também estiveram presentes na solenidade a vice-presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS), Paula Grill Silva Pereira; a diretora de atividades culturais da ESA/RS, Eliane Chalmes Magalhães; o diretor da Escola Judicial do TRT4, desembargador João Paulo Lucena; a vice-ouvidora do TRT4, desembargadora Maria Madalena Telesca; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no RS, Rafael Foresti Pego; o presidente da Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas, Felipe Carmona; o presidente da Associação de Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul; Luiz Fernando Moreira; a coordenadora da Fundação Projeto Pescar, Niura Machado; a paraninfa da turma do Projeto Pescar da ESA/RS, Dardânia Curtinaz; a paraninfa da turma do TRT4, Clarisse Sacomori Ferraz; e os educadores sociais responsáveis pelas duas turmas, Valéria Neutzling e André Guilherme Cintra de Oliveira.

Projeto Pescar

O projeto promove a formação sócio-profissionalizante de jovens com idade entre 16 e 19 anos, que estejam cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental em situação de vulnerabilidade social.

A formação oferecida é de “Iniciação Profissional em Serviços Administrativos”, com carga horária de 800 horas, sendo 60% referente a conteúdos de desenvolvimento pessoal e cidadania: ética, saúde, sustentabilidade, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, comunicação, família, entre outros.

O restante das aulas contempla temas de Administração, Direito e Processo Judicial Eletrônico. Além do conteúdo teórico, os alunos também realizam vivências práticas no ambiente de trabalho.

Os apoiadores

O Projeto da Comunidade Jurídico-Trabalhista é fruto de uma parceria entre a Fundação Projeto Pescar, a ESA/RS, o TRT4, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Caixa de Assistência aos Advogados (CAA/RS), o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul.

Confira, a seguir, a lista dos agora formados:

Alunos da 9ª Turma da ESA/RS

19/12/2022 12:34

Presidente da OAB/RS participa de posse da Associação do Ministério Público

16.12.2022

Cerimônia marca aposição da fotografia do ex-presidente da OAB/RS Ricardo Breier

19.12.2022