Home / Noticias / 17.03.2016 15:40

Breier defende direitos da cidadania e proteção das prerrogativas durante posse da OAB Pelotas

17/03/2016 15:40

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

O evento reuniu autoridades e advogados de Pelotas, que acompanharam a posse dos diretores e conselheiros, na noite de terça-feira (16), na Biblioteca Pública Pelotense.

“Somos um exército composto por 106 subseções. Representamos a sociedade e, juntos, vamos atuar fortes para que ninguém cale a advocacia, pois, como disse Rui Barbosa, calar a advocacia é calar a cidadania. Esse País precisa de muita voz para ter seus direitos fundamentais respeitados, e esse é o papel da OAB”, afirmou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, durante a solenidade de posse da diretoria triênio 2016/2018 da subseção de Pelotas, na noite de terça-feira (16), na Biblioteca Pública Pelotense.

O evento reuniu autoridades e advogados de Pelotas, que acompanharam a posse dos diretores e conselheiros do município. Breier também destacou que a entidade é responsável pela proteção das prerrogativas dos advogados e direitos da cidadania. “Vocês têm a OAB fiel ao seu lado na manutenção das instituições. Como princípio único, temos a união e o compartilhamento. Representamos um direito e estamos juntos pela busca do melhor litígio, amigável e consensual. Estamos em todas as partes: onde houver violação de prerrogativas ou ilegalidades, vamos atuar fortes e, assim, vamos bradar e lutar pela democracia”, reiterou.

Durante a cerimônia, foram empossados a presidente, Paula Grill Silva Pereira; o vice-presidente, Diogo Alves Zago Mascarenhas; o secretário-geral, Victor de Abreu Gastaud; a secretária-geral adjunta, Patrícia Fernandes Guimarães; e o tesoureiro, Luiz Eduardo Zimmermann Longaray.

O presidente da subseção de Pelotas, gestão 2013/2015, Luís Antônio Jesus de Carvalho, passou o cargo para a presidente Paula Grill Silva Pereira. “A OAB Pelotas voltou-se, ainda mais, para os colegas, fez-se presente em todos os momentos para os quais foi demandada. Buscou acompanhar cada advogado de nossa cidade a fim de que tivesse tranquilidade e pudesse contar com o apoio da entidade”, destacou. “Temos certeza de que a próxima gestão será coroada pela eficiência, transparência, determinação e envolvimento na luta pela construção de uma nação politicamente democrática, economicamente estável e socialmente justa”, concluiu.

Paula destacou que aproximar o advogado da Ordem, proporcionar palestras e cursos, prosseguir na defesa das prerrogativas e fortalecer a posição institucional da subseção são alguns dos objetivos. ”Prerrogativas não são um privilégio, mas sim um direito do advogado e uma garantia do direito de defesa do cidadão”, registrou.

Presenças

Também estavam presentes no evento: o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o presidente da subseção de Rio Grande, Everton Pereira de Mattos; a vice-presidente de Rio Grande, Michele da Silva Gautério; a secretária-geral adjunta de Rio Grande, Araci de Oliveira Amaral; o conselheiro seccional e ex-presidente da subseção de Pelotas Marco Fernandes; o conselheiro seccional e ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina Fábio Scherer de Moura; os conselheiros subsecionais Arno Jung, Celso Cardoso, Diego de Almeida, Eduardo da Silva, Eduardo Chapon, Fernanda Gervini, Fernando Amaral, Hamilton Neto, Izaura Oliveira, Jaqueline Signorini, Luciana de Oliveira, Luciano Bielinski, Marcelo Gameiro, Marta Mancini, Mauro Montardo, Raquel Horta e Thiago de Oliveira; o prefeito de Canoas, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite; o juiz diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Cabral; o comandante da Brigada Militar, tenente-coronel Nelson Minuzzi; o juiz diretor do Foro da Justiça Federal, Luiz Carlos Pinto Gastal; representando a Universidade de Pelotas, Jairo Halpern; e representando o Corpo de Bombeiros, tenente Idailson Pereira.

Caroline Tatsch
Jornalista

17/03/2016 15:40

Novo CPC entra em vigor consolidando um marco de conquistas para os advogados