Bertoluci reúne-se com presidente do TJRS para destacar parceria institucional da gestão 2013/2015
16/12/2015 18:10
Assim como o presidente da OAB/RS, que deixa a função em 1º de janeiro de 2016, José Aquino Flôres de Camargo transfere o cargo em 1º de fevereiro para o desembargador Luiz Felipe Silveira Difini.
A parceria institucional estabelecida entre a advocacia e a magistratura durante as gestões de Marcelo Bertoluci e José Aquino Flôres de Camargo frente às presidências da OAB/RS e do TJRS pautou a reunião entre os dirigentes, na tarde desta quarta-feira (16), na sede do Judiciário Estadual.
Na visita, Bertoluci frisou a manutenção do diálogo com o TJRS como uma marca da OAB/RS desde 2007, a partir da gestão de Claudio Lamachia. “Quando necessário, vamos para o confronto, mas nossa entidade cultiva a cultura do encontro, pois entendemos que, atuando com esse conceito, temos conquistado muito mais. Temos diversos temas de interesse comum. As grandes pautas devem ser construídas de maneira conjunta. Tenho certeza de que avançamos em muitos pontos convergentes”, afirmou Bertoluci.
Na avaliação do presidente da OAB/RS, importantes parcerias foram instrumentalizadas entre as instituições, tais como: 30 dias de férias; depósitos judiciais; flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal para o Judiciário; convênio de equipamentos para o processo eletrônico; resolução de conflitos pela mediação; gestão dos precatórios e RPVs; atendimento telefônico nos cartórios independentemente do horário; agendamento da sustentação oral pela internet; manutenção do horário exclusivo dos Foros; serviço de drive-thru; audiências públicas nas subseções sobre estrutura judicial; e entre outros. “Nós integramos instituições formadas por pessoas para as pessoas. Temos a convicção de que esse foi, e é, o caminho para construir soluções e alternativas duradouras para todos os agentes da cena processual. Esse trabalho seguirá com o nosso presidente eleito da OAB/RS, Ricardo Breier”, ressaltou Bertoluci.
Assim como Bertoluci, que deixa a presidência da OAB/RS em 1º de janeiro de 2016, Aquino transfere o cargo em 1º de fevereiro de 2016 para o desembargador Luiz Felipe Silveira Difini. “Foi um orgulho exercer a presidência do TJRS com a parceria da sua gestão”, referindo-se a Bertoluci. “A Ordem gaúcha nos orgulha com sua visão de justiça pública, pois não vejo a OAB apenas como uma entidade de classe, e, sim, como partícipe da administração do Judiciário. Tivemos divergências naturais, mas a grande maioria das nossas pautas foram convergentes”, considerou Aquino.
O encontro contou com as presenças do 3º vice-presidente do TJRS, desembargador Francisco José Moesch; do desembargador Alexandre Mussoi Moreira; do ministro aposentado do STJ, Vasco Della Giustina; e do vigário-geral Eduardo Hass.
Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759
16/12/2015 18:10