OAB/RS participa da solenidade de posse do novo presidente do TCE/RS
16/12/2015 17:06
Marco Peixoto sucede o conselheiro Cezar Miola para mandato de um ano na presidência da instituição.
O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, participou na manhã desta quarta-feira (16), da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), conselheiro Marco Peixoto.
Peixoto sucede o conselheiro Cezar Miola, que transmitiu o cargo lembrando o papel dos Tribunais de Contas. Para ele, as Cortes devem assumir posição de protagonismo no processo de afirmação dos valores democráticos e republicanos pelo qual passa o Brasil. “Nossa contribuição só tende a aumentar em um país que aprofunde seus compromissos com a democracia, com a transparência e com a boa governança”, salientou.
Por unanimidade, Peixoto foi eleito pelos conselheiros, em sessão especial de eleição, ocorrida também nesta quarta-feira, para mandato de um ano na presidência, renovável por mais um. Em seu discurso de posse, o novo presidente lembrou o histórico de relevantes serviços prestados pela TCE/RS à sociedade gaúcha. “Temos hoje um Tribunal plural, composto por qualificado corpo técnico e por conselheiros com larga experiência na administração pública, todos irmanados na fiscalização dos recursos públicos, objetivando sua melhor utilização”, disse.
Currículo
Membro da Corte desde dezembro de 2009, Peixoto é engenheiro civil, ex-vereador de Santiago e ex-deputado estadual. Presidiu a Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) e ocupou o cargo de vice-presidente do TCE/RS durante o ano de 2015. O vice-presidente da Corte será Iradir Pietroski, conselheiro do TCE/RS desde maio de 2010, e o segundo vice-presidente, o conselheiro Adroaldo Loureiro, membro da Corte desde outubro de 2011.
Presenças
Também compuseram a mesa da cerimônia de posse os conselheiros Algir Lorenzon, Iradir Pietroski, Adroaldo Loureiro, Estilac Xavier e Pedro Henrique Figueiredo; o governador do Estado, José Ivo Sartori; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Aquino Flôres de Camargo; o subprocurador de Justiça, Paulo Emílio Barbosa; o defensor público geral do Estado, Nilton Leonel Arneck Maria; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Mauro Pinheiro; e o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro do TCE de Minas Gerais Sebastião Helvécio Ramos de Castro, também representando a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil.
Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717
16/12/2015 17:06