Home / Noticias / 16.12.2015 18:26

Comissão do Jovem Advogado apresenta relatório de ações no triênio 2013/2015

16/12/2015 18:26

Entre as principais ações da CEJA, estiveram eventos para a valorização da advocacia, os debates sobre temas da cidadania e a capacitação com ênfase nos profissionais que estão iniciando a carreira.

O balanço dos últimos três anos da Comissão do Jovem Advogado (CEJA) e a constatação da aproximação com o profissional em início de carreira foram os temas debatidos entre o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, e o presidente da CEJA, conselheiro seccional Matheus Ayres Torres.

Também estiveram presentes o secretário-geral adjunto da OAB Canoas, Charles Rodrigues Pacheco; a diretora-tesoureira da CEJA, Fabiana Lang; e os membros Rodrigo Cassol Lima, Aline Vieira, Marcela Maria Valeriano Moneta, Tatiana Correa, Luiza Piussi, Ricardo Vogt, Gil Baumgarten, Gabriela Vicirini e Rodrigo Prestes.

Durante o encontro, Torres entregou o relatório da gestão nos últimos três anos. “Conseguimos realizar muitos eventos e atos durante este período. É preciso destacar que as ações apenas são possíveis pois temos o total apoio da diretoria. Desde a primeira reunião, que ocorreu em março de 2013, muitos projetos foram traçados e concretizados em áreas como cidadania, advocacia e principalmente a capacitação”, indicou.

No âmbito da advocacia, foram destacadas a instalação de mais de 60 Comissões nas subseções, assim como os diversos encontros com advogados do Interior. “Já em 2013, em Santa Maria, realizamos o primeiro encontro entre os jovens advogados. Essas ações visam conhecer a realidade da jovem advocacia de todo o Estado, além de incentivar esses profissionais a participarem ativamente da OAB/RS”, afirmou Torres.

No campo da capacitação e do auxílio ao jovem advogado foram feitos significativos avanços, especialmente em parceria com a Escola Superior de Advocacia. “Já debatemos o pacto federativo, a reforma política e o sistema tributário. Milhares de pessoas se inscreveram para os cursos de capacitação e os Grupos de Estudos, demonstrando que essas são ações que tiveram uma grande aceitação da advocacia. Também pensando nos profissionais em início de carreira, lançamos a terceira edição do Manual do Jovem Advogado e realizamos a Semana de Valorização ao Jovem Advogado na OAB/RS”, concluiu.

Bertoluci destacou que no último triênio foram entregues 13 mil carteiras de identidade profissional, o que evidencia a importância de uma aproximação constante com a jovem advocacia. “É fundamental a presença da CEJA em todas as solenidades de Prestação de Compromisso. Ela é a porta de entrada para todas as Comissões da Ordem gaúcha e é fundamental para que os profissionais entendam a função da OAB/RS para a advocacia e os cidadãos. Também é importante destacar que os integrantes de Comissões fazem o seu trabalho de forma voluntária”, indicou.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

16/12/2015 18:26

Bertoluci reúne-se com presidente do TJRS para destacar parceria institucional da gestão 2013/2015