Home / Noticias / 06.08.2024 19:50

Antecipação dos precatórios federais: OAB/RS oficia AGU pela segunda vez e reitera que seja divulgada uma previsão do pagamento em 2024

Em junho, a União confirmou a antecipação dos recursos na audiência da OAB/RS no STF, porém ainda não divulgou um prazo para o pagamento.

06/08/2024 19:50

Na quinta-feira (1º), a OAB do Rio Grande do Sul encaminhou um ofício à Advocacia-Geral da União (AGU) reiterando o pedido de informações acerca dos trâmites e da data prevista para pagamento dos precatórios federais do exercício de 2025. O documento acentua a demanda da advocacia e da sociedade gaúcha pela disponibilização dos valores que agregam ainda mais relevância após o recente desastre climático que atingiu o Estado.

Essa é a segunda vez que a Ordem gaúcha oficia a AGU sobre o tema. No dia 10 de julho, a entidade já havia solicitado a previsão para os pagamentos. De acordo com o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, os valores, que giram em torno de R$ 4,5 bilhões, são devidos a credores gaúchos e podem estimular o consumo no Estado, aquecendo a economia após os impactos das inundações.

“Foi de grande importância poder anunciar à sociedade gaúcha o acordo pela antecipação do pagamento dos precatórios federais de 2025 para 2024. Nesse contexto, o cronograma de pagamentos é parte essencial de todo o processo para que possamos informar aos colegas a previsão da disponibilização do recurso”, pontua Lamachia.

06/08/2024 19:50

Defesa das Prerrogativas: em III Sessão Pública de Desagravo Coletivo, Lamachia reafirma ação contundente em prol da advocacia

06.08.2024

Em reunião mensal na CGJ, Lamachia encaminha demandas das subseções