Home / Noticias / 05.03.2022 13:38

“A Justiça virtual tem que ser uma opção e nunca uma imposição do Judiciário”, defende Lamachia na posse da subseção de Giruá

05/03/2022 13:38

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, empossou a diretoria da subseção de Giruá para o triênio 2022/2024. Fernando Soares da Silva foi reconduzido ao cargo de presidente da OAB Giruá. A cerimônia ocorreu na manhã do sábado (05) na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços do município – ACIGI.

Completam a nominata da diretoria empossada o vice-presidente, Jones Izolan Treter; a secretária-geral, Sinara Lazzaroto; a secretária-geral adjunta, Marcia de Wallau John; e o tesoureiro, Jarbas Luis John.

Lamachia agradeceu a receptividade da advocacia local e parabenizou a dedicação dos dirigentes: “Parabéns, presidente Fernando por todo trabalho na gestão anterior e tua dedicação ao longo dos anos para a Ordem. Com a tua capacidade profissional e experiência tenho convicção que fará mais um belo mandato ao lado dessa competente diretoria”, saudou.

O presidente da OAB/RS reforçou o trabalho de aproximação e contato permanente com as subseções e a advocacia do interior: “Tenham a certeza de que a Ordem gaúcha está ao lado de vocês. Sempre que eu for chamado, estarei aqui”, ratificou.

Dando continuidade a sua fala, Lamachia ressaltou a morosidade do Judiciário estadual e os reflexos para a advocacia: “Desde 2019 temos uma prestação jurisdicional insuficiente no estado. Pontuo três fatos que contribuíram para essa difícil realidade que vivemos hoje: a greve dos servidores do Judiciário, logo depois a pandemia com os processos físicos parados há mais de um ano, e, mais recentemente, o ataque hacker.  Por isso, cobramos a retomada do atendimento em horário integral nos foros e tribunais. É importante que a sociedade entenda que a culpa da morosidade nunca será daquele que cumpre prazos”, frisou.

A Justiça virtual também foi tema do discurso de Lamachia. O presidente reforçou que não pode haver uma imposição aos advogados e advogadas e sim uma escolha: “Sabemos das limitações que tanto a advocacia quanto a população enfrentam com a Justiça virtual. O precário acesso à internet e a falta de equipamentos adequados acaba, muitas vezes, impossibilitando o trabalho da advocacia e privando cidadãos do acesso à Justiça. A Justiça virtual tem que ser uma opção e nunca uma imposição do Judiciário”, defendeu.

O presidente empossado da subseção de Giruá, Fernando Soares da Silva, destacou a honra de receber, pela primeira vez, o presidente da OAB/RS na posse da subseção: “Agradecemos, em nome de toda nossa diretoria, o esforço do presidente Lamachia para estar aqui na manhã deste sábado formalizando a posse da nossa gestão. A advocacia gaúcha é muito grata por todo trabalho e importantes conquistas trazidas, desde 2007, em prol de melhorias para a classe e para a sociedade. Me dirijo também aos colegas de Giruá, agradecendo a presença e reafirmando que estamos sempre prontos para auxiliar e apoiar no que for preciso”, afirmou.

Também participaram da solenidade os ex-presidentes da subseção de Giruá, Lourival Pedro Thomas e Gidione Bombassaro; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Giruá, Fernando Cavalheiro; e o representante da Polícia Civil e vereador de Giruá, Luiz Cesar Mello.

05/03/2022 13:38

Posse da OAB/RS em Santa Rosa: “seguramente o artigo 85 foi uma das maiores conquistas legislativas da OAB”, afirma Lamachia

05.03.2022

Prestação jurisdicional insuficiente e homenagens à conselheira Izaura marcam solenidade de posse da subseção de Ijuí