Home / Noticias / 06.03.2022 10:26

Prestação jurisdicional insuficiente e homenagens à conselheira Izaura marcam solenidade de posse da subseção de Ijuí

06/03/2022 10:26

Na noite de sábado (05), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou da solenidade de posse da diretoria da subseção de Ijuí para o triênio 2022/2024. Na oportunidade, foram empossados a presidente Maria Cristina Lucion; o vice-presidente, Fernando Mai; o secretário-geral, Rafael Ugalde dos Santos; a secretária-geral adjunta, Mara Regina Protti Spinato; e o tesoureiro, Mirko Roque Frantz.

Confira as fotos no Flickr da OAB/RS.

Iniciando seu discurso, Lamachia saudou a nova presidente da OAB Ijuí. "Trago o abraço dos mais de cem mil advogados gaúchos, presidente Maria Cristina Lucion. Te desejo uma gestão profícua de muito sucesso, pois tenho certeza que pela sua capacidade profissional, tua dedicação e experiência fará uma excelente gestão nos próximos três anos", declarou o presidente da OAB/RS.

Lamachia fez questão, também, de saudar o ex-presidente Luís Carlos Vasconcelos, além de parabenizar toda a diretoria pelo trabalho executado no triênio 2019-2021. "Parabéns por uma gestão que atravessou mares, num momento muito difícil da humanidade para todos nós. Receba o abraço de todos os advogados e advogadas da Ordem gaúcha", disse ele.

Seguindo seu discurso, o presidente da Ordem gaúcha anunciou a nova sede da subseção de Ijuí. "Gostaria de iniciar com uma boa notícia, a subseção de Ijuí ganhará uma nova sede. Os aplausos e a comemoração são méritos de cada um dos advogados e advogadas da região, pois merecem uma subseção a altura da advocacia de Ijuí", disse.

Além disso, o presidente Lamachia destacou o aniversário de 90 anos da OAB/RS em 2022 e a importância histórica da entidade para a classe e a cidadania. Ele também falou sobre as conquistas alcançadas pela nova gestão já nos primeiros 45 dias úteis, como a reabertura da Justiça do Trabalho; enfatizou a criação dos projetos de apoio aos colegas, divulgando o lançamento do Plano de Recuperação da Advocacia; além de lembrar da defesa de pautas de interesse da classe, como a ampliação do horário de atendimento na Justiça Estadual. “Nós vamos falar em crise sim, pois ela existe e precisamos enfrentá-la. Portanto, para cada problema que a advocacia tiver nos próximos três anos, a OAB/RS vai buscar uma solução”, reforçou.

"A Justiça tem que ser presencial, usando os meios tecnológicos sim, mas deve ser uma opção aos advogados e advogadas e não uma imposição. Estaremos trazendo este diálogo franco, transparente e equilibrado, para achar uma solução e não somente apontar os erros para a advocacia gaúcha", defendeu Lamachia.

Encerrando sua fala, Lamachia se emocionou ao lembrar de sua colega de conselho estadual durante as mesmas gestões, a ex-presidente da subseção de Ijuí, Izaura Melo de Freitas. “Foi uma grande mulher de Ordem, com quem tive a honra de dividir as cadeiras do conselho. Uma mulher batalhadora, querida por todos, um ser humano excepcional. Uma advogada comprometida com nossas causas e que sempre dignificou a profissão com sua atuação”, destacou Lamachia ao pedir uma salva de palmas em homenagem à advogada falecida em julho de 2021.

Entregando o cargo, Luís Carlos Vasconcelos agradeceu pelo apoio recebido de familiares e colaboradores da OAB Ijuí. “O momento agora não é de prestar contas, mas de agradecer. Agradeço por todo apoio e trabalho nos últimos três anos, agora continuarei contribuindo com a Ordem e desejo uma ótima gestão para a nova diretoria”, afirmou.

"Quando um advogado é valorizado, toda a sociedade é valorizada", disse a nova presidente da OAB Ijuí, Maria Cristina Lucion

Em sua primeira manifestação, a presidente empossada Maria Cristina falou sobre o orgulho de ser a terceira mulher, em quase 50 anos de subseção, a ocupar a presidência e a missão que assume no triênio 2022-2024. “É um privilégio ocupar esse espaço num momento em que temos, de fato, paridade de gênero e muita diversidade. Honrarei o trabalho construído até aqui, pelas diretorias, comissões e demais colegas, um trabalho de muitas mãos que pretendo valorizar. Sou resultado da jovem advocacia e desde sempre fiz um intenso trabalho de Ordem, por isso compreendo a responsabilidade que é assumir a gestão de uma subseção que tem mais de mil advogados e advogadas inscritas.”, declarou.

Também participaram do evento o prefeito de Jóia, Adriano de Lima; o diretor do Instituto Penal, Diego Zimmermann; reitora da Unijuí, Catia Maria Nehring; vice-reitora da Unijuí, Fabiana Fachinetto; tabeliã, Giovana de Quadros; o tabelião, Francisco Von Rossel; diretor do IMED, Gabriel Maçalai.

06/03/2022 10:26

“A Justiça virtual tem que ser uma opção e nunca uma imposição do Judiciário”, defende Lamachia na posse da subseção de Giruá

05.03.2022

Leonardo Lamachia é homenageado com o prêmio Liderança Gaúcha no Troféu Brasil Expodireto