Home / Noticias / 04.03.2022 22:54

Posse da OAB/RS em Santa Rosa: “seguramente o artigo 85 foi uma das maiores conquistas legislativas da OAB”, afirma Lamachia

04/03/2022 22:54

Na noite dessa sexta-feira (4), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou da posse da nova diretoria da Subseção de Santa Rosa. Na ocasião, Sandra Marisa Lameira assumiu a presidência para o triênio 2022-2024. Junto a ela, tomaram posse: Renê Carlos Schubert Júnior, como vice-presidente; Daniela Fernanda Lucca Leichtweis, como secretária-geral; Leandro Augusto da Silva Schuastcer, como secretário-geral adjunto; e Fábio Ricardo Anklam, que será tesoureiro.

Foi a 4ª diretoria empossada em dois dias por Lamachia em seu roteiro mais recente de viagens pelo Rio Grande do Sul. Desde o último dia 3, ele vem percorrendo o noroeste gaúcho e se encontrando com a advocacia da região.

Lamachia salientou o trabalho exercido pelo ex-presidente da OAB/RS de Santa Rosa, Gunther Ingo Heinkel. “Em seus dois mandatos a frente da Subseção, encontrou dificuldades que não foram causadas pela advocacia, mas sim pela má gestão do Judiciário. Junto aos advogados e advogadas dessa grande região, o presidente Gunther cumpriu muito bem o seu papel de defender os colegas e de trabalhar, juntamente com a diretoria Ordem gaúcha, pela defesa dos jurisdicionados”, enalteceu ele.

Ao saudar a nova presidente, lembrou que ela será a primeira mulher a assumir o posto em Santa Rosa. “Tenho certeza que, além de pioneira, Sandra mostrará a força da advocacia feminina, que já obteve grandes conquistas, como a paridade de gênero nas eleições da Ordem. Sei, também, que ela representa a continuidade de um projeto que firma compromissos com os advogados e as advogadas. Nos próximos três anos, enfrentaremos a morosidade dos processos, ameaças às prerrogativas, fóruns com horários restritos e o risco do fechamento de Varas do Trabalho. Da mesma forma, no próximo triênio, estaremos juntos para fazer cumprir a Constituição, garantir os direitos dos colegas e defender a sociedade em seus pleitos. Juntos, vamos nos orgulhar dessa profissão que é trincheira da cidadania”, concluiu ele.

Em seu discurso, Gunther Ingo Heinkel refletiu sobre seu período a frente da Subseção. “Foi um período difícil, por conta da pandemia, em que os problemas do Judiciário foram agravados. Agora, na contramão do movimento de reabertura que vivemos, prédios da Justiça seguem com suas portas fechadas em parte do dia”, lamentou ele, que demonstrou confiança para o futuro. “Ficamos impressionados com quantas ações a OAB/RS, agora presidida por Leonardo Lamachia, tomou, já nos primeiros dois meses do mandato, em favor da cidadania. Tenho certeza que, em Santa Rosa, nossa presidente também realizará uma grande gestão”, concluiu Heinkel, que será conselheiro na Subseção.

Sandra Lameira mostrou entusiasmo em sua fala. “Vejo uma grande mobilização de toda a advocacia no período de retomada de nosso trabalho. Precisaremos unir forças para enfrentar as dificuldades, que trataremos de forma resolutiva. O empenho do presidente Leonardo Lamachia em estar presente nas posses das subseções reforça a interação com a advocacia e retoma o sentimento de pertencimento do advogado à sua classe”, afirmou ela.

Presenças

Prestigiaram a solenidade o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; o vereador Rafael Rufino, que representou a Câmara; a diretora do Foro da Comarca de Santa Rosa, Miroslava do Carmo Mendonça; o diretor do Foro da Comarca de Santo Cristo, Roberto Laux Júnior; a juíza da 1ª do Trabalho de Santa Rosa, Rubiane Solange Gassen Assis; o promotor de Justiça Leandro Capaverde Pereira; o delegado regional de Polícia, Ubirajara Daniel Diehl Júnior; e a major Vanessa Peripolli, representando o 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira.

04/03/2022 22:54

"A culpa da morosidade nunca será daquele que cumpre prazos", reafirma Lamachia na posse da subseção de Três de Maio

04.03.2022

“A Justiça virtual tem que ser uma opção e nunca uma imposição do Judiciário”, defende Lamachia na posse da subseção de Giruá