Home / Noticias / 15.09.2023 18:41

Voltada para o futuro, CIR realiza primeiro Colégio de Presidentes da Gestão 2022-2024

Com programação durante toda a terça-feira (12), evento reuniu líderes da Comissão pelo estado.

15/09/2023 18:41

Em um dia que ficará marcado como de fortalecimento para a advocacia negra do Rio Grande do Sul, a Ordem gaúcha promoveu o I Colégio de Presidentes da Comissão de Igualdade Racial (CIR). O ato inédito, realizado na terça-feira (12), no espaço Cubo, foi planejado para ouvir demandas atuais sobre a temática, compartilhar ideias e projetar o futuro da Comissão estadual e dos 21 núcleos espalhados pelas subseções da OAB/RS no estado.

Confira mais fotos do evento no Flickr da OAB/RS

Além das proposições apresentadas pelos presidentes e membros da CIR, a programação do Colégio também destinou espaços para a exposição de painéis e atrações culturais.

“É motivo de muito orgulho estar aqui hoje, participando da primeira edição do Colégio de Presidentes da CIR. Por isso, externo o meu respeito e a minha admiração pelo trabalho desenvolvido por essa Comissão, bem como reforço o compromisso de toda a diretoria da Ordem de seguir atuando incansavelmente em defesa e valorização de todas as pautas da advocacia negra gaúcha”, asseverou o presidente da OAB gaúcha, Leonardo Lamachia, ao fazer a abertura do evento. O dirigente ainda fez questão de frisar que, “já nos próximos dias, daremos encaminhamento a todas as demandas que surgiram neste plenário”.

Citando a necessidade de ampliar o número de subseções que têm CIR, a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, destacou a relevância da Comissão. “Por todo o seu significado e importância, a igualdade racial é um tema que precisa ser tratado individualmente. E isso, sem dúvidas, deve ser difundido cada vez mais no Rio Grande do Sul”, enfatizou.

Já a presidente da CIR, Leticia Padilha, salientou a importância do evento, sobretudo para os núcleos da Comissão existentes no interior do estado. “Sabemos da necessidade de fortalecer a CIR nas subseções. E nada mais concreto do que um Colégio de Presidentes para materializar esse objetivo, que é de prestar o devido auxílio e de atender as demandas dos colegas”, disse.

Painéis

Finalizada a parte protocolar, deu-se início aos painéis temáticos. O primeiro, ainda pela manhã, teve como tema “Quilombo Jurídico: um panorama da advocacia gaúcha”. A palestra foi conduzida pela presidente da CIR da subseção Bagé, Patrícia Alves, e pelo conselheiro estadual da OAB/RS e membro da CIR, Dorival Ipe.

Já no período da tarde, abrindo as atividades após o intervalo, ocorreu o segundo painel. Abordando a regionalização da CIR, o espaço versou acerca da criação de comissões temporárias nas regiões para viabilizar a união de trabalhos. A condução ficou a cargo da presidente da CIR da subseção Capão da Canoa, Daniela Rosa, do presidente da CIR da subseção Pelotas, Fábio Gonçalves, e do membro da CIR José Roberto Prestes.

Colegiado

Durante as exposições, os presidentes das CIRs das subseções da OAB/RS expuseram suas demandas e experiências e sugeriram ações a serem implementadas.  Dessa forma, foi redigida a Carta do Colegiado, que foi entregue ao presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia.

Atração cultural

Ao final das discussões, a poeta e musicista gaúcha Lilian Rocha, convidada pela Comissão, recitou alguns dos seus poemas que tratam da temática negra.

15/09/2023 18:41

Em Prestação de Compromisso, OAB/RS credencia 50 novos advogados e advogadas

15.09.2023

Evento da ESA/RS, em parceria com a subseção de Santa Rosa, lota Centro Cívico e arrecada mais de 400 kg de alimentos