Home / Noticias / 15.09.2023 18:35

Em Prestação de Compromisso, OAB/RS credencia 50 novos advogados e advogadas

Tradicional cerimônia também foi marcada por homenagens com a jubilação de quatro advogados gaúchos.

15/09/2023 18:35

Na tarde da quinta-feira (14), a OAB do Rio Grande do Sul realizou mais uma prestação de compromisso e credenciou novos advogados e advogadas que, agora, compõem os quadros da instituição. A solenidade ocorreu no auditório da OAB Cubo e reuniu autoridades, amigos e familiares dos compromissandos.

Veja todas as fotos da solenidade no Flickr da OAB/RS.

Durante a cerimônia, 50 profissionais se comprometeram com o juramento de “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.”

Em seu discurso, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, saudou o público presente ressaltando a importância da ocasião. “Sei que a caminhada até aqui não foi fácil. Esta solenidade marca o momento em que vocês recebem uma credencial que lhes confere a autoridade postulatória de falar em nome do cidadão, de dar voz a quem, muitas vezes, não tem voz. Vocês passam agora a defender os bens mais caros que uma pessoa tem: sua honra, sua liberdade, seu patrimônio e, muitas vezes, até a sua vida”, enfatizou.

O dirigente da Ordem gaúcha destacou o orgulho de ser advogado e dos compromissandos em ingressarem nos quadros da OAB/RS, entidade de onde nasceram as maiores conquistas legislativas para a advocacia brasileira. “Foi daqui que partiram as férias dos advogados; a contagem dos prazos em dias úteis; o Simples Nacional; a lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas; e o artigo 85 que fixou critérios objetivos para conceção de honorários de sucumbência”, frisou.

No que se refere ao trabalho da atual gestão, Lamachia pontuou as ações já realizadas em 18 meses de gestão. Também relatou a postura da OAB/RS frente aos problemas causados pelas recentes enchentes no Vale do Taquari. “Por meio de entregas efetivas, diálogo e escuta, construímos muitas marcas para esta gestão. Nos mantemos ao lado da advocacia, compreendendo os problemas e buscando as soluções necessárias. Há poucos dias fomos até o Vale do Taquari prestar todo o auxílio aos colegas atingidos pela enchente. Trabalhamos para suspender os prazos na região, montamos escritórios de emergência, oferecemos um auxilio extraordinário; assistentes sociais estão lá para o que for necessário. A Ordem está lá. Estamos atuando de forma muito firme para minimizar os estragos causados à advocacia e cidadania”, afirmou.

Assista à íntegra do evento:

Sessão de Jubilação

Na mesma cerimônia que recepcionou os novos advogados, foi realizada a sessão de jubilação de quatro advogados gaúchos: Luiz Carlos Adams Coelho, Luiz Fernando Gonçalves Bittencourt, Osleno Wanderley Heberlê e Regina Lúcia Mayer.

A jubilação é um reconhecimento institucional pelo trabalho denodado, persistente e profícuo em prol da advocacia e da cidadania. Lamachia parabenizou e agradeceu aos jubilados pelos anos de serviços prestados. “Meu pai dizia que o respeito ao passado é o alicerce principal ao futuro. Vocês representam o passado pelo que fizeram, mas também o presente pelo trabalho profissional dedicado, fundamental para a construção do futuro da nossa Ordem. Em nome de toda a advocacia gaúcha, meu mais profundo carinho respeito e admiração a cada um de vocês. Deixo os nossos cumprimentos e agradecimentos por toda trajetória.”

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia: o presidente da CAARS, Pedro Alfonsin; o diretor de Cursos Especiais da ESA/RS, Roger Dorneles; o conselheiro de administração da Cooperativa de Crédito dos Advogados, Augusto de Lima; o vice-presidente da CJA, Marcos Pippi; a corregedora-geral adjunta da OAB/RS, Josana Rivoli; a presidente 7ª Turma Julgadora do TED, Rosa Lucia Menezes; o presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio, Antônio Zanette; o presidente da CDAP da OAB/RS, Domingos Martin; a conselheira estadual Arícia dos Santos; e as integrantes da CSI Joana Rosa e Dolores Silveira.

15/09/2023 18:35

CEVEN realizará Rodas de Conversas

15.09.2023

Voltada para o futuro, CIR realiza primeiro Colégio de Presidentes da Gestão 2022-2024