Home / Noticias / 21.06.2012 18:34

Subseção de Rio Grande reúne-se com corregedor do CNJ

21/06/2012 18:34

Na ocasião, a OAB local apresentou uma pauta de observações e reivindicações para a melhoria da prestação jurisdicional.

O presidente da subseção de Rio Grande, Francisco José Soller de Mattos, reuniu-se, nesta quarta-feira (20), com o corregedor do Conselho Nacional de Justiça, Nicolau Lupianhes Neto. Estavam presentes ainda o vice-presidente da Ordem local, Ricardo Biasi Amaral, e o conselheiro subseccional Everton Pereira e Mattos.

A presença do CNJ na Comarca faz parte da inspeção correicional que acontece no Rio Grande do Sul desde o dia 19.

Na ocasião, a diretoria da OAB Rio Grande apresentou uma pauta de observações e reivindicações para a melhoria da prestação jurisdicional. Eles trataram sobre as dependências do Foro, que são antigas e inadequadas; e o serviço de distribuição e contadoria. "Mesmo com os esforços da Comissão Mista de Acesso à Justiça, que conta com a participação da Ordem, alguns setores não atendem a grande demanda", afirmou Soller de Mattos.

Segundo a subseção, o Arquivo Judicial não está provido de servidor que execute o trabalho apropriado. "Existe uma lacuna no provimento dos cargos de servidores pela ausência de concursos, sendo importante a elevação da Comarca para a entrância final, tendo em vista índices estatísticos e de desenvolvimento socioeconômico da cidade. Também é fundamental a reespecialização da 4ª Vara Cível, hoje voltada para questões de família", ressaltou o presidente da OAB local.

Após a leitura da pauta entregue pela Ordem, o magistrado representante do CNJ foi receptivo aos diversos temas, comprometendo-se a incluí-las no relatório final da inspeção.

21/06/2012 18:34

Seguro para riscos ambientais reúne advogados para debate

21.06.2012

OAB/RS realiza palestra sobre "A preclusão entre o CPC/1973 e o projeto do novo CPC"