Home / Noticias / 10.07.2024 12:58

Soluções para o RS: em evento na Unisinos, Lamachia destaca luta da OAB/RS pela extinção da dívida do Estado com a União

“Mais do que nunca, é preciso discutir este tema”, disse o presidente da entidade.

10/07/2024 12:58

Foto: Diego Mendes - OAB/RS
image-galeria-0

Com o intuito de debater soluções para o Rio Grande do Sul no campo do Direito e da Economia, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou, na terça-feira (9), do evento Recuperação do Rio Grande do Sul. Realizado no teatro da Unisinos, em Porto Alegre, o evento contou com a participação de autoridades da sociedade civil, acadêmicos, professores e operadores do Direito. Os debates foram organizados pelo Instituto CMT Conecta.

Durante o painel Desafios e Oportunidades para a recuperação do RS, Lamachia destacou as ações da Ordem gaúcha pela extinção da dívida do Estado. “Mais do que nunca, é preciso discutir este tema com a União. Precisamos de uma sensibilidade diferente do governo federal porque sofremos uma catástrofe climática sem precedentes no Rio Grande do Sul, que, entre outros diversos prejuízos, atingiu fortemente a nossa economia”, disse o presidente.

Na sequência, Lamachia citou o apoio que a Ordem gaúcha vem recebendo de diversas entidades da sociedade civil. “Muitas entidades, de todos os campos ideológicos, têm se juntado à OAB/RS para lutar pela extinção da dívida. E hoje (9) devemos receber mais um apoio expressivo: a Assembleia Legislativa deverá ingressar como amicus curiae em nossa ação”, lembrou.

Durante o painel, Lamachia também falou sobre as demais pautas prioritárias da Ordem para a retomada do Estado, como a antecipação do pagamento dos precatórios federais de 2025 para 2024.

Entenda

Por meio da Ação Civil Originária (ACO) 2.059, ajuizada pela Ordem gaúcha no Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2012, a Ordem gaúcha entende que a dívida do Estado com a União pode estar praticamente quitada – o que recentemente foi confirmado por perícia realizada nos autos dessa ação. Em razão da situação de calamidade pública do Estado causada pela catástrofe climática de maio de 2024, a entidade retomou este debate.

Confira a atuação recente da OAB/RS pela extinção da dívida do RS

Nota Pública pela extinção da dívida do RS

Fux pede manifestação da União sobre ação da OAB/RS por extinção da dívida do Rio Grande do Sul

Pedido da OAB/RS atendido: Fux marca audiência de conciliação entre União Federal, Ordem gaúcha e Estado para discutir extinção da dívida do RS

Extinção da dívida do RS: Lamachia leva posição da OAB/RS ao advogado-geral da União

Antecipação de precatórios federais e extinção da dívida do RS: em Brasília, Lamachia busca soluções para amenizar impactos da crise climática

Em reunião com deputados estaduais, OAB/RS apresenta dados técnicos da ação pela extinção da dívida do RS

Lamachia se reúne com a CUT-RS e debate ação pela extinção da dívida do Estado com a União

10/07/2024 12:58



Notícia anterior

PL que dispensa comprovação de feriados locais em recursos judiciais é aprovado pela Câmara

10.07.2024
Próxima notícia

Carlos Kremer publica artigo sobre os 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

10.07.2024

Principais notícias

Ver todas