Home / Noticias / 28.06.2023 12:44

Reunião aberta: presidente da OAB/RS visita advocacia de Itaqui

O objetivo do encontro é promover a aproximação com a advocacia gaúcha, além de entender as demandas de cada região

28/06/2023 12:44

Após compromissos em Uruguaiana na quinta-feira (22), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, seguiu a viagem pela região da fronteira e, na sexta-feira (23), esteve em mais um encontro aberto com a advocacia gaúcha, desta vez em Itaqui. Na ocasião, Lamachia falou sobre as principais conquistas da Ordem nos últimos 18 meses e abriu espaço para ouvir as demandas dos advogados e advogadas da subseção.

“Tenho andado por todo o estado, conversando com as advogadas e advogados gaúchos e entendendo melhor quais são as demandas de cada região. Tenho muito orgulho dessa gestão que tem mantido aberto esse espaço para o debate, para a troca de experiência”, destacou o presidente. Além disso, Lamachia reiterou o compromisso da sua gestão com a melhoria na prestação jurisdicional. “A gente ainda precisa avançar mais, o Poder Judiciário precisa avançar mais. Ainda temos problemas na prestação jurisdicional, mas é importante destacar que a gente já começa a enxergar um outro cenário a partir do trabalho que estamos desenvolvendo na Ordem junto com a Corregedoria-Geral de Justiça CGJ”, pontuou.

Entre os pontos citados por Lamachia, estão as mais de 60 reuniões entre as subseções e a CGJ, a reunião mensal instituída entre as entidades, além da aprovação do TJRS da elevação de entrância de inicial para intermediária em 15 municípios gaúchos e de intermediária para final em outros 11.

Para a presidente da subseção de Itaqui, Patrícia Degrazia Lima, a presença de Lamachia faz com que os advogados do interior se sintam valorizados e mais próximos da atual gestão. “O fato de o presidente estar perto, escutando as demandas locais, colhendo informações sobre as situações de Itaqui presencialmente, dá essa sensação de que a gente realmente importa, de que a gente é visto pela OAB do Rio Grande do Sul”, pontuou.

A presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJAda OAB/RS, Bruna Razera, reforçou o apoio do presidente aos projetos da jovem advocacia e o lançamento do inédito Programa Primeiros Passos - PPP. “O projeto foi pensado entre os membros da CJA e o presidente da OAB/RS com o objetivo de ajudar os jovens advogados e advogadas que estejam enfrentando dificuldades e desafios no início de carreira. Na verdade, a atual gestão tem sido uma grande parceira da jovem advocacia no geral. Sobretudo, temos uma diretoria preocupada com as nossas pautas e disposta a ouvir um por um. A nossa presença em Itaqui é mais uma prova desse compromisso”, ressaltou.

Homenagem

Durante o encontro, o presidente Leonardo Lamachia realizou a entrega da Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes de Itaqui, Mauro Rodrigues Oviedo e Jean Marcel Floriano Jacques, e para a atual presidente, Patrícia Degrazia Lima. Criada em 2008, a distinção tem o objetivo de valorizar e homenagear os advogados pelos relevantes serviços prestados à advocacia gaúcha.

Presenças

Também estavam presentes no evento o secretário-geral adjunto de Itaqui, João de Oliveira Rubim; e a conselheira de Itaqui, Andréa Alves Pereira.

Uruguaiana

Após o encontro em Itaqui, o presidente Leonardo Lamachia, acompanhado do presidente da subseção de Uruguaiana, Luciano Brites, e do delegado da Caixa de Assistência dos Advogados do RS na subseção, Álvaro Quevedo, voltou a Uruguaiana para se reunir com a juíza da 1ª Vara Criminal. Em pauta, a prestação jurisdicional e o atendimento à advocacia local na comarca.

28/06/2023 12:44

CDSG celebra Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+

28.06.2023

Karina Contiero participa de posse da titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância