Home / Noticias / 28.06.2023 12:07

CDSG celebra Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+

Evento, realizado no formato híbrido, contará com apresentações artísticas.

28/06/2023 12:07

Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, a Comissão de Diversidade Sexual e Gênero (CDSG) da OAB/RS vai realizar, no dia 28 de junho, às 19h30, um evento alusivo à data. Realizado no formato híbrido – tanto no Espaço Cubo da Ordem gaúcha, em Porto Alegre, quanto de forma on-line -, o evento contará com exibições artísticas e com música ao vivo – além da apresentação de um projeto destinado às pessoas trans. As inscrições devem ser realizadas pelo Portal de Eventos da OAB/RS.

De acordo com a presidente da CDSG, Bianca Hilgert, a realização do evento representa a necessidade de luta por igualdade, mas também serve como celebração. “A data é uma oportunidade para demonstrarmos o orgulho de sermos nós mesmos. Vamos comemorar com nossos colegas e com a comunidade sempre de portas abertas. Teremos diversas apresentações culturais e artísticas – verdadeiras marcas da comunidade LGBTQIAP+”, lembrou. O evento é destinado à advocacia, à sociedade em geral e aos movimentos sociais da causa LGBTQIAP+.

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ é celebrado em 28 de junho. De acordo com informações da Agência Câmara, em 1969, na mesma data, foram iniciadas as rebeliões de Stonewall Inn (bar gay da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos). Na ocasião, policiais entraram no local, agrediram e prenderam funcionários e frequentadores. O episódio marcou o início de uma série de manifestações contra a perseguição policial e social. Um ano depois, na mesma data, as cidades de Nova Iorque e Los Angeles, ambas nos EUA, realizaram a 1ª Parada do Orgulho Gay.

O quê: Celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ na OAB

Quando: Quarta-feira, 28 de junho de 2023, às 19h30

Onde: Espaço Cubo (rua Manoelito de Ornellas, nº 55 – Térreo – Porto Alegre) e canal da Ordem gaúcha no YouTube

Inscrição: Portal de Eventos da OAB/RS