Home / Noticias / 22.09.2022 14:16

Projeto “Advogando no Direito Médico” aborda o tema Telessaúde em evento híbrido

22/09/2022 14:16

A Escola Superior de Advocacia (ESA/RS) da OAB/RS e a Comissão Especial do Direito à Saúde (CEDS) realizam o quinto encontro deste ano do projeto “Advogando no Direito Médico”. Nesta edição, o tema abordado será "Telessaúde" e acontecerá na quarta-feira (28), das 18h às 20h.

O evento tem apoio do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) e do TelessaúdeRS, núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Será fornecido certificado de 2 horas-aula para os inscritos pelo Portal do Aluno. A transmissão também ocorrerá pelo canal da ESA/RS no YouTube, porém sem certificação.

A organizadora do evento e presidente da CEDS, Mariana Diefenthäler, destaca que o encontro tem como objetivo a interlocução e capacitação dos profissionais da saúde e o bom uso da tecnologia da informação e da inteligência artificial em prol do acesso à saúde. “Este evento é destinado aos profissionais interessados em inovação e tecnologia na saúde, onde debateremos sobre a Telessaúde, que atende os pacientes através de teleconsulta, como prontuário eletrônico, e realiza o atendimento à distância através de tecnologia”.

Mariana aponta ainda que o evento aproxima a ESA/RS e a OAB/RS do Cremers e do TelessaúdeRS da UFRGS. “A interação entre as instituições destaca a importância da cooperação em prol do Direito e Acesso à Saúde”, finaliza.

Telessaúde

Após a publicação do Decreto nº 9.795/2019 o Ministério da Saúde estabelece as Diretrizes para a Telessaúde no Brasil, no âmbito do SUS:

• Transpor barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para que os serviços e as informações em saúde cheguem a toda população;
  • Maior satisfação do usuário, maior qualidade do cuidado e menor custo para o SUS;
  • Atender aos princípios básicos de qualidade dos cuidados de saúde: segura, oportuna, efetiva, eficiente, equitativa e centrada no paciente;
  • Reduzir filas de espera;
  • Reduzir tempo para atendimentos ou diagnósticos especializados;
  • Evitar os deslocamentos desnecessários de pacientes e profissionais de saúde.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a Telessaúde tem como finalidade a expansão e melhoria da rede de serviços de saúde, sobretudo da Atenção Primária à Saúde (APS), e sua interação com os demais níveis de atenção fortalecendo as Redes de Atenção à Saúde (RAS) do SUS.

“Advogando no Direito Médico”

A série de webinários tem como objetivo trazer pautas importantes na capacitação da advocacia e interessados na disciplina que cresce de forma exponencial no Direito. Os temas são tratados de forma multi, inter e transdisciplinar com a promoção de debates abertos e com contrapontos práticos e teóricos.

Advogando no Direito Médico - Telessaúde
Data: 28/09
Onde: Portal do Aluno ou pelo Canal da ESA/RS no YouTube
Clique aqui para se inscrever.

Acompanhe também pelo InstagramFacebook e Twitter e fique por dentro dos eventos e cursos realizados pela ESA/RS

22/09/2022 14:16

CEPI realiza série de eventos de Highlights em Propriedade Intelectual

22.09.2022