Home / Noticias / 27.01.2023 18:00

Primeira reunião na CGJ de 2023: OAB/RS e subseção de Taquara pleiteiam elevação de entrância em Parobé

27/01/2023 18:00

As reuniões da OAB/RS com a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foram uma das principais ações do primeiro ano da atual gestão da Ordem gaúcha. Em 2022, dezenas de encontros foram realizados buscando melhorias na prestação jurisdicional de diversas regiões gaúchas. Na quinta-feira (26), o presidente da OAB gaúcha, Leonardo Lamachia, esteve junto da presidente da subseção de Taquara, Fulvia Poliana Lamb Timmen, e uma grande comitiva da região, reunido com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Giovanni Conti. A pauta principal foi o pedido de elevação de entrância da Comarca de Parobé, de inicial para intermediária.

Lamachia relembrou o trabalho realizado ao longo de 2022 e destacou a importância desse tipo de ação ter sequência em 2023. “No ano passado, fizemos muitas reuniões nesse formato e, hoje, com representações da advocacia, do Poder Judiciário e da sociedade civil de Taquara e Parobé, abrimos as agendas com a Corregedoria para 2023. A mobilização da subseção de Taquara mostra força e união, e a presença da OAB estadual aqui é extremamente relevante porque conseguir melhorias na prestação jurisdicional significa melhorar as condições de trabalho da advocacia, que ao fim, é benefício para toda a sociedade”, destacou ele.

A presidente da OAB Taquara também falou da importância do pleito e explicou que a mudança é aguardada há tempos na região. “Parobé precisa dessa elevação porque é tida como uma comarca ineficaz. Com essa mudança, a tendência é que o fluxo de trabalho seja mais ágil. Assim, os colegas advogados encontrarão melhores condições para sua atuação e a comunidade sente mais segurança de que seus direitos serão preservados”, pontuou ela.

O corregedor-geral do TJRS respondeu que Parobé está entre as comarcas que estão em estudo para elevação de entrância, o que, segundo ele, pode ocorrer em 2023.

Presenças

Também estiveram na reunião os juízes da comarca de Parobé, Ana Paula Furlan Teixeira e Rafael Folador; os promotores de Justiça da comarca, Marcelo Fagundes Fischer e Sabrina Cabrera Batista Botelho; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo; promotor-assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fernando Cesar Sgarbossa; o deputado estadual Joel Wilhelm; o prefeito de Parobé, Diego Dal Piva da Luz; o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Roberto Carlos dos Santos Pereira; o delegado da Polícia Civil de Parobé, Gustavo Bermudes Menegazzo da Rocha; o presidente da CDL Parobé, Reginaldo Fabiano Hessler; o presidente do CONSEPRO de Parobé, o Jaime Luis da Rosa; o comandante regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, coronel João Ailton Iaruchewski; e o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel André Lima da Silva.

27/01/2023 18:00

OAB/RS requer aos tribunais a suspensão de prazos e audiências nas comarcas de Taquara, Parobé e São Jerônimo

27.01.2023

OAB/RS participa da instalação do Conselho Gestor do NUGESP