Home / Noticias / 27.06.2023 10:55

Prestação de Compromisso e aniversário do OABPrev: Ordem gaúcha realiza evento comemorativo e credencia 36 novos advogados

Realizada no Espaço Cubo, a cerimônia contou com a participação de lideranças da advocacia do estado.

27/06/2023 10:55

Credenciar 36 novos advogados e novas advogadas e celebrar os 17 anos de fundação do OABPrev: esses foram os objetivos do evento realizado pela OAB/RS na quarta-feira (21), no Espaço Cubo, em Porto Alegre. Na ocasião, o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, demonstrou satisfação ao se referir aos dois acontecimentos.

Confira as fotos do evento aqui.

“É uma noite de muito simbolismo para a nossa entidade. Vocês estão tendo a oportunidade de receber suas respectivas credenciais no dia do aniversário do OABPrev, que é mais uma ferramenta do Sistema OAB à disposição da advocacia. Estar preparado para o futuro é muito importante, e nada melhor do que termos na nossa casa um plano de previdência privada, gerido pela advocacia”, destacou.

Durante a solenidade de Prestação de Compromisso, os 36 novos advogados e novas advogadas se comprometeram com o juramento de “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Ao saudá-los, Leonardo Lamachia cumprimentou, também, a todos os familiares presentes. “Vocês são as maiores autoridades do dia de hoje. Vocês passam a integrar os quadros desta entidade que tem mais de 90 anos de história. O dia de hoje, para vocês, é mais importante que o dia da graduação, porque, a partir de hoje, vocês recebem a capacidade de representar o cidadão em juízo, de dar voz a quem, muitas vezes, não tem voz”, disse.

Na sequência, o presidente da Ordem gaúcha relembrou as diversas conquistas nascidas no Rio Grande do Sul e que, segundo ele, beneficiaram a advocacia de todo o país. “Foi daqui que partiram os principais projetos de lei que estão atualmente no Código de Processo Civil”, lembrou, citando como exemplo o Artigo 133 da Constituição Federal. “Não há no mundo uma carta constitucional que tenha, no seu bojo, referência à advocacia, como é o caso da Constituição de 1988”, disse.

OABPrev no Programa Primeiros Passos

Durante a cerimônia, foi anunciada a inclusão do OABPrev no Programa Primeiros Passos (PPP). A inclusão do plano no PPP consiste em uma capacitação destinada à jovem advocacia. Na oportunidade, uma apresentação foi exibida aos compromissandos, com o intuito de “difundir a cultura previdenciária” aos novos advogados e às novas advogadas.

O diretor-presidente do OABPrev e tesoureiro da OAB/RS, Jorge Fara, salientou a importância de contar com um plano de previdência privada. “É fundamental para a advocacia do estado. E, ao citar o plano, não posso deixar de agradecer aos ex-presidentes da OAB/RS Claudio Lamachia, Marcelo Bertoluci e Ricardo Breier, além do presidente Lamachia, pelo trabalho em prol do OABPrev”, disse.

O que é o OABprev

O OABPrev é uma entidade fechada de previdência complementar, instituída pela OAB/RS e pela Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS). O objetivo da entidade é “gerir a poupança de natureza previdenciária, constituída e acumulada pelos participantes, para dar suporte aos riscos de sobrevivência, invalidez e morte”.

Presenças

Também participaram do evento: o diretor-tesoureiro da CAA/RS, Matheus Ayres Torres; o presidente da Cooperativa de Crédito da Advocacia do RS, Jorge Maciel; o diretor administrativo do OABPrev, Otto Barreto Júnior; a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/RS, Bruna Razera; o presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB/RS, Antonio Zanette; o vice-presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB/RS, Gilberto Berger Saldanha; a diretora de cursos permanentes da Escola Superior da Advocacia do RS (ESA/RS), Fernanda Corrêa Osório; a diretora financeira do OABPrev, Claudia Regina de Souza Bueno; o julgador e presidente da 12ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, Mário Sérgio Martins da Silva; entre outras autoridades.

27/06/2023 10:55

Interiorização: presidente da OAB/RS se reúne com advocacia da Fronteira