Home / Noticias / 14.07.2023 13:06

Presidente da OAB/RS realiza reuniões abertas com advocacia de Camaquã e São Lourenço do Sul

Lamachia se encontrou com a advocacia da Costa Doce para escutar demandas e falar do trabalho da OAB/RS aos colegas.

14/07/2023 13:06

Foto: Pablo Reis

A aproximação com a advocacia é uma das marcas da atual gestão da OAB/RS. Na tarde da última terça-feira (11), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve em viagem na Costa Doce e na fronteira com o Uruguai para encontros com a advocacia de Camaquã e São Lourenço do Sul, além de participar da posse da nova diretoria da subseção de Santa Vitória do Palmar.

Nas duas primeiras agendas, Lamachia esteve em reuniões abertas nas sedes das duas subseções para ouvir os colegas, falar da atuação da Ordem, conhecer melhor as demandas atuais e buscar soluções. “Essa tônica das reuniões abertas, e já foram cerca de 50 realizadas, é essencial para estarmos perto da advocacia. Desenvolvemos essa ideia para dar continuidade ao que fizemos quando fui a todas as posses. Naquele momento, precisávamos ir até onde os advogados estão, falar do cenário, saber o que os colegas tinham a dizer e falar o que achávamos que era preciso ser feito. Mas essa interiorização precisa ser contínua, porque as demandas continuam surgindo e nosso compromisso é solucioná-las”, afirmou Lamachia.

A presidente da OAB de Camaquã, Roberta Inocente Magalhães, destacou a atenção de Lamachia com a advocacia do interior. “Nós estamos a 1h30 de tempo de viagem de Porto Alegre, mas muitas subseções estão a mais de 6h e, para eles, pode ser muito difícil estar com a diretoria estadual. Esse contato que a OAB estadual promove é um diferencial porque traz um grande suporte para nosso trabalho”, pontuou.

Na reunião em Camaquã, estiveram presentes, além de advogados da subseção, o procurador-chefe do município, Fabiano de Lima Ribeiro. Entre as pautas, estão as melhorias na advocacia dativa e a prestação jurisdicional.

Na subseção de São Lourenço do Sul, a presidente local, Renata Hellwig Ferreira, comentou o fortalecimento da advocacia local. “Nos últimos meses, criamos seis novas comissões e instituímos um calendário de eventos que possibilitou a participação de mais colegas em nossa subseção. Assim, o papel da OAB/RS passa a ser melhor compreendido pela advocacia da região, que percebe a atuação no contato diário com a administração no fórum, no diálogo com o Executivo e com a Procuradoria. Esse sentimento de pertencimento cresce com essa proximidade da OAB estadual conosco por meio desse diálogo aberto”, comentou. No encontro, foram abordados temas referentes ao atendimento na Justiça gaúcha e questões da advocacia criminal, entre outros.

A vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Paula Grill, participou dos dois encontros. “Esse abraço da OAB estadual, por meio do presidente, Leonardo Lamachia, que já rodou mais de 100 mil km em viagens, demonstra um carinho com os advogados e advogadas do interior”, comentou Grill, que também é oriunda da Costa Doce, onde presidiu a subseção de Pelotas. Enquanto membro da diretoria da CAARS, ela lembrou o que o braço assistencial da Ordem tem feito. “Estamos trazendo cada vez mais benefícios e serviços para as demais regiões gaúchas, com a telemedicina, o ônibus da saúde e campanhas, como a de odontologia gratuita e a que faremos na Cidade da Advocacia, com um aparelho inovador para produção de óculos na hora”, adiantou.

Além de membros da diretoria da subseção de São Lourenço do Sul, também participaram da reunião a presidente da OAB Camaquã; o presidente da OAB Pelotas, Victor Gastaud; e o delegado da CAARS na subseção, Marcelo Ribeiro Rickes.

14/07/2023 13:06

Cidadania: OAB/RS realiza entrega de doações das campanhas de agasalho e alimentos

13.07.2023

OAB/RS requer à 11ª Vara Federal de Porto Alegre informações acerca de advogados suspeitos de enganar clientes