Home / Noticias / 05.12.2023 19:32

Presidente da OAB/RS é homenageado com Medalha Tiradentes

A honraria é concedida pela Polícia Civil do RS àqueles que tenham se destacado por serviços prestados à instituição e à sociedade gaúcha.

05/12/2023 19:32

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, recebeu, na tarde da terça-feira (5), a Medalha Tiradentes – honraria concedida pela Polícia Civil do RS àqueles que tenham se destacado por serviços prestados à causa da corporação e à sociedade gaúcha. A cerimônia foi realizada no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre.

Lamachia agradeceu a honraria e destacou o trabalho conjunto que vem sendo desempenhado entre a Ordem gaúcha e a Polícia Civil, que já resultou em avanços importantes como a criação da comissão mista entre OAB/RS e Polícia Civil do RS, um acordo firmado pela defesa das prerrogativas da advocacia e a realização de reunião aberta entre advocacia criminalista e forças de segurança do estado. “Muito me honra receber uma distinção tão importante, especialmente compartilhando com personalidades relevantes para o RS. Me orgulha profundamente a relação estabelecida e o trabalho que viemos realizando junto com a Polícia Civil, sempre visando progressos para a advocacia e para a sociedade gaúcha”, afirmou.

Medalha Tiradentes

A Medalha Tiradentes é a mais alta honraria atribuída aos cidadãos e trata-se de uma distinta condecoração atribuída por votação unânime pelo Conselho Superior de Polícia. O nome “Tiradentes” rememora o Mártir da Independência e Patrono das Polícias Civis e Militares do Brasil, sendo modelo de policial com profundo comprometimento com a causa, hoje convertida na Segurança Pública por meio da Polícia Civil. Os nomes dos agraciados com a Medalha Tiradentes foram aprovados pelo Conselho de Administração Superior da Polícia Civil.

Além do presidente Lamachia, foram homenageados: o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Vilmar Zanchin; o procurador-geral de Justiça, Alexandre Sikinowski Saltz; o deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz; o general de exército comandante militar do Sul, Hertz Pires do Nascimento; a presidente do TRE/RS, Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak; o superintendente da polícia rodoviária federal no RS, Anderson Nunes; a secretária de Estado de Planejamento, Governança e Gestão do RS, Danielle Calazans; o secretário de Estado de Sistemas Penal e Socioeducativo do RS, Luiz Henrique Viana; a Secretária de Estado extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do RS, Lisiane Lemos; o secretário de Estado adjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Giovanni Conti; a diretora-geral do IGP/RS, Marguet Mittmann; o comandante-geral dos bombeiros, Cel. Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues; o diretor-geral DETRAN/RS, Mauro Caobelli; o subcomandante-geral da Brigada Militar, Cel. Douglas da Rosa Soares; a promotora de Justiça do MP/RS, Roberta Brenner de Moraes; o secretário executivo do programa RS Seguro, delegado de Polícia Antônio Carlos Pacheco Padilha; o secretário-executivo da Casa Civil, Paulo Roberto Dias Pereira; o subchefe de Polícia, delegado de Polícia Heraldo Chaves Guerreiro; o ex-chefe da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul, delegado de Polícia Emerson Wendt; o ex-chefe da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul, delegado de Polícia Fábio Mota Lopes; o chefe do estado-maior da Brigada Militar, cel. Luigi Gustavo Soares Pereira; o assessor do gabinete do governo do estado do Rio Grande do Sul, Mateus Wesp; a assessora da diretoria de operações do BRDE, delegada de Polícia Flávia Colossi Fray; a coordenadora do programa de pós-graduação em Direito da universidade La Salle, Renata Almeida da Costa; o representante do gabinete de Relações Institucionais da reitoria da PUCRS, Solimar dos Santos Amaro; o presidente da STV Vigilância e Monitoramento, Jerri Bertoni Macedo; e o comissário de Polícia, Cezar Augusto de Moraes Salvador.

Também estavam presentes na solenidade: a conselheira estadual da OAB/RS Bruna Razera; o chefe de Polícia do estado do Rio Grande do Sul, delegado de Polícia Fernando Antônio Sodré de Oliveira; o secretário de estado da Segurança Pública, Sandro Caron; o secretário de estado adjunto da Segurança Pública, Cel. Mário Ikeda; o subchefe de Polícia, delegado de Polícia Heraldo Chaves Guerreiro; e o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Gerson Junqueira Júnior.

05/12/2023 19:32

Último “Conversas em Família” de 2023 debaterá Lei da Alienação Parental