Home / Noticias / 02.01.2024 16:03

Presidente da CEDAEA publica artigo no jornal Zero Hora

Intitulado como “Aerociti - Aerotropolis: oportunidades”, o texto foi publicado na edição do dia 2 de janeiro.

02/01/2024 16:03

O presidente da Comissão Especial de Direito Aeronáutico e Aeroespacial (CEDAEA) da OAB/RS, Eduardo Teixeira Farah, publicou artigo no jornal Zero Hora. A publicação ocorreu na página 25 da edição de 2 de janeiro de 2024. Abaixo, confira a íntegra do texto, intitulado como “Aerociti - Aerotropolis: oportunidades”, que fala sobre o desenvolvimento econômico a partir de investimentos em aeródromos e aeroportos:

As características das cidades têm sido moldadas pelos meios de transporte e, sem dúvida, a aviação impacta no desenvolvimento e na mobilidade urbana. Inúmeros aspectos comprovam a importância dos aeroportos como focos ou clusters de crescimento para as comunidades, denominados por John Kasarda e Greg Lindsay – numa tradução livre – como “o modo como passaremos a viver”.

Conforme noticiado, representantes da empresa Aeromot apresentaram o projeto do AeroCITI – Centro Integrado de Tecnologia e Inovação, cujos investimentos serão determinantes para o desenvolvimento urbano e regional gaúcho.

Por isso, contemporizar centros integrados de tecnologia e aeroportos junto às zonas urbanas tem sido o desafio fundamental que se coloca como resultado de um longo processo histórico de formação das cidades e de aglomeração da população.

De fato, aeródromos e aeroportos comerciais são instrumentos fundamentais ao desenvolvimento econômico de qualquer comunidade, não apenas pelo incremento da acessibilidade ou indução de novos negócios e empreendimentos, mas principalmente pelo aumento considerável das relações empresariais – que geram o incremento do turismo e do emprego de uma maneira geral.

Devido à nova economia em rede, ao conectar empresas fabricantes e fornecedores, integrar centros de distribuição, aproximar mercados e se transformar num verdadeiro market place aeroportuário, o conceito originário de aeroporto apenas como centro de transporte de pessoas e mercadorias necessita ser repaginado.

Por derradeiro, o conceito de “aerotrópole” (aerotropolis), ou a concepção do AeroCITI, perpassa a ideia de uma subregião urbana, cuja economia e utilização do espaço geográfico estão centralizados num determinado complexo aeroportuário que transforma áreas metropolitanas e impulsiona seu desenvolvimento urbano.

Assim, a reconstrução do parque aeronáutico rio-grandense, com a instalação de uma fábrica de aeronaves conexa a um centro de manutenção e operações junto ao hub de pesquisa e inovação, por meio do conceito “aerotrópole sustentável”, é a oportunidade de o Rio Grande do Sul retomar seu histórico protagonismo aviatório.

02/01/2024 16:03

Vitória da OAB: recebimento de precatórios e RPVs

30.12.2023

Previne Branco | Consultas de telepsicologia serão gratuitas para a advocacia em janeiro