Home / Noticias / 19.12.2023 12:35

Pleito da OAB/RS atendido: vara especializada em violência doméstica será instalada em Uruguaiana

Lamachia acompanhou comitiva, liderada pela subseção, em reunião na CGJ.

19/12/2023 12:35

https://bit.ly/3RLSNEO
Foto: Filipe Rossau - OAB/RS
image-galeria-0

Na busca permanente por melhorias na prestação jurisdicional do estado, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, acompanhou a subseção de Uruguaiana em mais uma reunião na Corregedoria-Geral da Justiça do TJRS (CGJ). A comitiva composta por diversas instituições do município (Executivo, Legislativo, Polícia Civil) e do estado (Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, Legislativo) solicitou ao Judiciário gaúcho a instalação de uma vara especializada em violência doméstica na comarca. A demanda foi prontamente deferida pelo corregedor-geral da CGJ, desembargador Giovanni Conti.

Chegando próximo dos 100 encontros com a CGJ, Lamachia destacou o encaminhamento de demandas da advocacia de todo o estado e os resultados da parceria entre a entidade e a CGJ: “Quero cumprimentar o presidente Luciano Brites e sua diretoria pelo trabalho em prol da advocacia e da comunidade local, orgulhando a OAB/RS. Nos aproximamos das 100 reuniões com a CGJ, entre mensais e com as subseções, com um trabalho efetivo em prol de melhorias concretas na prestação jurisdicional do estado. A instalação da vara especializada é resultado direto da elevação de entrância da comarca, materializando a importância dessa conquista e o que ela representa para efetiva promoção da Justiça”, pontuou.

O presidente da subseção de Uruguaiana, Luciano Brites, entregou um relatório com um estudo elaborado pelas instituições do município embasando o pedido da vara. “Este é um pleito da sociedade de Uruguaiana e todas essas instituições aqui representadas simbolizam isso.  Hoje é mais um dia histórico para a OAB Uruguaiana, atingindo êxito nesse pleito coletivo, sempre com o apoio incondicional do presidente Lamachia. Agora, vamos trabalhar para dar início ao processo legislativo com o encaminhamento de projeto de lei na Assembleia para criação da vara com a provisão de cargos e previsão orçamentária”, destacou.

Com a pronta resposta referente ao pedido, o corregedor-geral da CGJ afirmou que a instalação de varas é uma das consequências da elevação de entrância. “A elevação de entrância significa crescimento social e econômico de toda região. Ao aprovarmos a elevação das 11 comarcas para entrância final, pensamos também na distribuição para um crescimento equânime em todo o estado. Quero agradecer ao presidente Lamachia por todo esforço conjunto, trazendo as demandas da advocacia e proporcionando um melhor atendimento por parte do Judiciário gaúcho”, afirmou Conti.

Urgência da demanda

Segundo dados da Polícia Civil, a 2ª Vara Criminal de Uruguaiana possui atualmente cerca de 6 mil processos. A expressiva quantidade reflete na falta de efetividade e celeridade que os casos de violência contra a mulher exigem, inclusive com a prescrição de alguns crimes. A cidade registra em média 126 casos dessa natureza todos os meses.

Presenças

Também estiveram presentes na reunião o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello; o procurador-geral de Justiça, Alexandre Sikinowski Saltz; a subdefensora pública-geral do estado para Assuntos Institucionais, Melissa Torres Silveira; o assessor especial do TJRS, Ivandre de Jesus Medeiros; o deputado estadual Frederico Antunes; o chefe de polícia do Rio Grande do Sul, Fernando Sodré; a delegada regional da 4ª DPRI, Daniela Barbosa de Borba; a titular da DEAM de Uruguaiana, delegada Caroline Bortolotti Huber; os vereadores de Uruguaiana: Márcia Fumagalli, Zulma Rodrigues Ancinello e Carlos Delgado; entre outros.

19/12/2023 12:35



Notícia anterior

“Conversas em Família” debate os reflexos da possível revogação da Lei da Alienação Parental

19.12.2023
Próxima notícia

“Conversas em Família” debate os reflexos da possível revogação da Lei da Alienação Parental

19.12.2023

Principais notícias

Ver todas