Home / Noticias / 19.08.2010 22:33

Piquete da OAB/RS promove Torneio de Jogo de Truco neste domingo (22)

19/08/2010 22:33

http://bit.ly/NrOPwp
Foto: Rodney Silva - OAB/RS
Evento alusivo ao Mês do Advogado será realizado no Galpão Crioulo Leopoldo Rassier.

Em comemoração ao Mês do Advogado, o Piquete da OAB/RS promove neste domingo (22) Torneio de Jogo de Truco no Galpão Crioulo Leopoldo Rassier (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, n° 620 – Cidade Baixa).

O encontro de confraternização é destinado a advogados e advogadas, assim como ao público em geral que cultua o tradicional jogo. 

O evento inicia às 10h30min e segue com almoço campeiro ao custo de R$ 15,00 (sem bebida).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 9933-0772, com Pedro Magalhães, ou (51) 9865-1644, com Marcioli Pereira.

Saiba mais sobre o truco

Truco é um popular jogo de cartas da América do Sul. Em algumas regiões, possui regras e variações diferentes, mas nunca mudando o princípio - uma disputa de três rodadas para ver quem tem as cartas mais "fortes" (de valor simbólico mais alto), baseado no blefe e sem envolvimento de apostas em dinheiro. Para os jogos do Sul do Brasil, utiliza-se o baralho Espanhol (Truco Cego ou Gaudério), para os jogos do Centro do Brasil, utiliza-se o baralho Francês (Truco Paulista, Paranaense, Mineiro ou Goiano), com o número limitado de cartas (de 40 cartas, eliminando os 8s, 9s, 10s e Curingas no paulista e/ou os 8s e 9s no gaudério). Pode ser jogado entre duas, quatro, ou seis pessoas (no truco cego pode-se jogar de 3- O Carancho), no qual são divididos em duas equipes diferentes.

A modalidade jogada no sul do Brasil e na Argentina, derivada do truco espanhol, foi introduzida na Argentina por causa da colonização, e no Brasil pelo estado do Rio Grande do Sul desde a época da Guerra do Paraguai, quando brasileiros do sul e argentinos reuníam-se nas horas de descanso para jogar. Apesar de manter a mesma dinâmica de jogo das variantes paulista e mineiro, difere basicamente porque estes são oriundos do trucco italiano, e por isso mesmo possuem características distintas, entre elas as mais importantes são: o baralho utilizado (deve-se utilizar o baralho espanhol) e o fato de ter uma espécie de "preliminar" ao jogo, que são os "envidos" e "flores", ou "jogo dos pontos". O truco cego pode ser jogado com duas pessoas (de mano), três pessoas (carancho), em duplas ou trios (Testa). Na Argentina o truco de três jogadores é chamado de Truco Gallo.

19/08/2010 22:33



Notícia anterior

Subseção de Santo Antônio da Patrulha promove reunião do OAB Vai à Escola

19.08.2010
Próxima notícia

Em sessão do Conselho Pleno, mais dois advogados são excluídos dos quadros da OAB/RS

20.08.2010

Principais notícias

Ver todas