Home / Noticias / 11.10.2022 19:39

Papel da OAB/RS e importância da advocacia são temas de palestra de Lamachia na Unisinos

11/10/2022 19:39

“Advocacia e o Estado Democrático de Direito”: esse foi o tema apresentado pelo presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, durante palestra aos estudantes de Direito da Unisinos, no Campus de São Leopoldo. Em sua fala, Lamachia explicou a estrutura da Ordem, os serviços oferecidos para a advocacia, com destaque aos advogados em início de carreira, e contou sobre a história da entidade na defesa dos direitos da sociedade. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (10), no auditório Padre Werner.

Lamachia abordou pontos importantes sobre a formação acadêmica em instituições sérias. “Enfrentamos o número excessivo de cursos de Direito, muitos deles, sem recomendação da OAB, por não atenderem requisitos importantes para a formação de advogados – diferente da Unisinos, que tem tanta tradição”, destacou ele.

Além disso, Lamachia salientou o papel cidadão da OAB/RS. “Nos momentos mais difíceis da história de nosso país, a Ordem foi voz da sociedade. Não há nação próspera sem democracia, e a OAB, que tem oito citações na Constituição Federal, mantém isso em seu norte”, disse.

Entre tantas contribuições da OAB/RS para a população, Lamachia destacou as quatro audiências públicas realizadas nos primeiros dez meses da atual gestão. “Tivemos quatro exitosos eventos para enfrentar o fechamento de Varas do Trabalho, para debater a dívida pública do Rio Grande do Sul com a União, para discutir o livre trânsito de pessoas no Mercosul e, em outubro, uma audiência pública para abordar o uso de Inteligência Artificial pelo Poder Judiciário, porque não somos contra ferramentas tecnológicas, desde que elas respeitem preceitos básicos do Direito”, afirmou.

Por fim, Lamachia agradeceu o convite. “Desejo de que sejam muito felizes na carreira que escolherem e que tomem essa decisão da seguinte maneira: escolham aquilo pelo qual forem apaixonados. Se optarem pela advocacia, encontrarão dificuldades, mas seguramente, se escolherem de coração, terão sucesso”, saudou ele.

Presenças

O presidente da OAB de São Leopoldo, Renê Engroff, também esteve presente no evento. Outros membros da diretoria da OAB local também estavam na palestra: o vice-presidente, Arthur Orlando Dias Filho, a secretária-geral, Sandra Inês Schlabrendorff, a secretária-geral adjunta, Jucemara Toffoli, e a tesoureira Túlia Delapieve. Márcia Schwantes (presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS e conselheira estadual), Léa Presser Potrick (conselheira estadual) e Rita Pavoni, todas ex-presidentes da subseção, também estiveram presentes. O presidente da OAB de Novo Hamburgo, Carlos Braun, também compareceu. A Unisinos esteve representada pelo decano da Escola de Direito, Miguel Tedesco Wedy; e pelo coordenador do curso de Direito da universidade, Tomás Grings Machado.

11/10/2022 19:39

Em ação de divulgação, Lamachia apresenta cartilha da CEFRJ no TJRS

11.10.2022

Evento Licitação na Prática trará aspectos da nova Lei de Licitações e Contratos