Home / Noticias / 24.08.2010 23:42

Pacto Federativo, Observatório Social e ações voluntárias são pautas do Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas

24/08/2010 23:42

Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Reunião foi presidida pelo presidente da OAB/RS e Fórum dos Conselhos, Claudio Lamachia, realizada na noite desta terça-feira (24), em que também houve a apresentação do projeto social da ONG Parceiros Voluntários.

Pacto Federativo, Observatório Social e o projeto social da ONG “Parceiros Voluntários”, foram temas de discussão em reunião do Fórum dos Conselhos Regionais de Profissões Regulamentadas, realizada na noite desta terça-feira (24), no 14º andar da sede da entidade.

Compuseram a mesa de trabalhos o presidente do Fórum e da OAB/RS, Claudio Lamachia; o 1º vice-presidente Flávio Koch (CRECI/RS); o 2º vice-presidente Zulmir Breda (CRC/RS); o secretário-geral Air Fagundes dos Santos (CRMV/RS); o coordenador-geral e do Projeto Participação e Controle Social, Pedro Gabril (CRC/RS); o coordenador da Câmara de Defesa da Sociedade, Cézar Léo Nicola (CREA/RS); o coordenador da Câmara de Estrutura e Legislação, Nei Sena da Silva (CRA/RS); a presidente-executiva da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter; e o economista Ário Zimermann.

Abrindo o encontro, Maria Elena apresentou aos presentes um vídeo institucional sobre a atuação da ONG Parceiros Voluntários. Conforme a dirigente, são 15 anos de trabalho integrado com demais entidades que procuram atender a demanda social. “Buscamos desenvolver o princípio da transparência nas instituições através dos nossos conceitos. Estou aqui pela importância e reconhecimento que este Fórum representa e pela necessidade de ampliação da rede de voluntários para termos uma sociedade mais humana”, afirmou.

Encantado com o projeto, Lamachia saudou a iniciativa de Maria Elena. “É um trabalho elogiável em termos de cidadania, e neste Fórum, no qual temos mais de um milhão de pessoas aqui representadas, vamos multiplicar esta ideia da organização”, ressaltou.

Pacto Federativo

Dando continuidade à reunião, o economista Ário Zimermann trouxe o Pacto Federativo para discussão. Em sua exposição, Zimermann apresentou modelos federativos e algumas comparações na área entre Brasil e EUA: “Precisamos rediscutir o Pacto Federativo. Para isso, já contamos com diversas entidades engajadas”.

Observatório Social

Em fase de concretização, o projeto de criação dos observatórios sociais foi a pauta de encerramento do encontro do Fórum. Gabril explanou aos presentes sobre o andamento da implantação da proposta, que já é de interesse de 15 municípios. Lembrando do evento realizado em julho deste ano sobre o tema, o dirigente elucidou o roteiro para a criação dos observatórios sociais. “Estamos indo até os municípios interessados e mostrando os passos necessários para fazer o acompanhamento e o controle das ações e dos recursos públicos”, destacou.

24/08/2010 23:42

OAB/RS prestigia evento do Centro de Estudos do Direito do Trabalho

24.08.2010

Cooperativa de crédito dos advogados: minuta do projeto de viabilidade econômica é desenvolvido