Home / Noticias / 07.08.2024 19:03

Orgulho e reconhecimento: Lamachia participa da comemoração dos 50 anos da subseção de Bento Gonçalves

Evento também contou com a entrega da medalha Leonardo Macedônia a ex-presidentes da subseção pelos serviços prestados à advocacia.

07/08/2024 19:03

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou, no sábado (3), da comemoração aos 50 anos da subseção de Bento Gonçalves. O evento reuniu diversas lideranças da advocacia gaúcha, como presidentes e ex-presidentes de subseções, diretores da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS) e conselheiros estaduais e federais. Na ocasião, a medalha Leonardo Macedônia foi entregue a Cleber Dalla Colleta (2016-2018) e Rodrigo Terra de Souza (2019-2021) pelos serviços prestados à subseção local.

Confira mais fotos do evento no Flickr da OAB/RS.

Em seu discurso, Lamachia enalteceu as cinco décadas de “relevantes serviços prestados” pela subseção. “São advogados e advogadas que orgulham a advocacia gaúcha. Foi pelo trabalho dedicado de homens e mulheres competentes que, hoje, podemos comemorar os 50 anos desta subseção, que tanto nos orgulha”, disse.

Além das homenagens à advocacia local, o presidente da Ordem gaúcha comentou sobre a defesa intransigente das prerrogativas da classe – uma das marcas da atual gestão. “O momento é de comemoração, sim, mas também enfrentamos um período desafiador para a advocacia brasileira. Advogados e advogadas têm sofrido limitações no exercício profissional, e isso é inadmissível. Quando um advogado é calado, toda a sociedade é silenciada. A OAB/RS não mede esforços para superar este momento difícil para a nossa profissão”, enfatizou.

“Trabalho colaborativo”

O presidente da subseção de Bento Gonçalves, Rodrigo Terra de Souza, destacou o trabalho colaborativo realizado na subseção ao longo dos anos. “Quando falamos na subseção de Bento Gonçalves, falamos do trabalho de toda a diretoria e de cada advogado e advogada que contribuiu com essa história”, lembrou.

A subseção

A instalação efetiva da subseção de Bento Gonçalves ocorreu em 25 de maio 1974. Entretanto, em virtude das inundações que atingiram o Estado, as comemorações do cinquentenário foram adiadas para agosto. Saiba mais sobre a história da subseção aqui.

Atividade da CAARS em Caxias do Sul

Também no sábado (3), Lamachia esteve reunido com a subseção de Caxias do Sul. Ao lado da presidente Ana Furlan e do tesoureiro da CAARS, Matheus Ayres Torres, o presidente da OAB/RS acompanhou uma atividade esportiva organizada pela Caixa de Assistência do RS. O evento contou com a participação de mais de 150 competidores e familiares, que acompanharam as disputas de futebol sete.

“Esporte é integração, e nós também precisamos de atividades de lazer. Para além da nossa atividade diária como operadores do Direito, precisamos de momentos como esse para estarmos ainda mais unidos”, comentou.

O presidente da OAB gaúcha aproveitou para convidar os advogados da serra para participar da Cidade da Advocacia 2024. “Um evento gratuito, abordando os temas mais atuais do Direito. Network, troca de experiências e aprimoramento pessoal, tudo isso em um só lugar. Será um prazer receber a advocacia serrana no maior evento jurídico do sul do Brasil”, finalizou.

Presenças

Também participaram da solenidade em Bento Gonçalves: o presidente da CAARS, Pedro Alfonsin; a conselheira federal Mariana Melara Reis; os conselheiros estaduais Filipe Mallmann, Claridê Chitolina, Josana Rivoli e Nara Piccinini da Silva; os presidentes de subseção Anne Grahl Müller (Canela/Gramado), Elenice Koff (Garibaldi/Carlos Barbosa), Dante Dal Castelli Neto (Lagoa Vermelha), Juliane Korb (Santa Maria), Ana Furlan (Caxias do Sul), Sandra Lameira (Santa Rosa), Juliane Piazetta (Getúlio Vargas) e Evaldo Kievel (São Sebastião do Caí); além da atual diretoria e de ex-presidentes da subseção de Bento Gonçalves; dos representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; e da advocacia local.

07/08/2024 19:03

Estão abertas as inscrições para os interessados em divulgar suas obras na Feira do Livro de Porto Alegre

07.08.2024

OAB/RS empossa novos defensores dativos e instrutores do TED