Home / Noticias / 16.03.2016 22:35

Ordem gaúcha repudia declarações de ministro desrespeitando a OAB

16/03/2016 22:35

Foto: Wagner Miranda - Arquivo OAB/RS

Breier afirmou que a advocacia não aceitará ataques à OAB e não será omissa diante de declarações desrespeitosas e ofensivas.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul, por meio de sua Diretoria, do Conselho Pleno e do Colégio de Presidentes das 106 Subseções do RS, vem a público repudiar as declarações do então ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, sobre a Ordem dos Advogados do Brasil, e manifestar sua solidariedade com a atuação do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

Em conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, flagrada em escuta telefônica da Operação Lava Jato, Wagner usa termos de baixo calão para se referir à entidade representativa dos advogados brasileiros.

“Os termos usados nesse áudio não se coadunam com a linguagem que altas autoridades da República deveriam ter ao se referir a uma instituição que, há 85 anos, presta importantes serviços à nação e à sociedade brasileira e, hoje, representa quase um milhão de advogados. É inaceitável essa terminologia”, afirmou Lamachia.

Wagner, agora, será chefe de gabinete da presidente da República. Lula ocupara o cargo de ministro-chefe da Casa Civil.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, afirmou que a advocacia não aceitará ataques à OAB e não será omissa diante de declarações desrespeitosas e ofensivas. “Reitero aqui as palavras de George Orwell: ‘Pior que a prisão da liberdade é a prisão de ideias’. Ninguém neste País será capaz de aprisionar as ideias da OAB”, concluiu Breier.

Fim do sigilo

Segundo Lamachia, o fim do sigilo do material da 24ª fase da Operação Lava Jato contribui para que a sociedade forme uma opinião mais consistente sobre a atual crise política e moral que abate o país.

“A OAB tem cobrado o fim do sigilo desses processos. O direito constitucional à informação precisa ser garantido nesse momento turbulento da história do país. As pessoas precisam ter condições de saber como decidir o que fazer, como opinar”, afirmou Lamachia.

Sessão Extraordinária

Diante da gravidade dos fatos tornados públicos nesta quarta-feira (16), Lamachia anunciou a convocação de uma sessão extraordinária do Conselho Pleno e do Colégio de Presidentes de Seccionais para esta sexta-feira (18).

Plantão

Com o objetivo de resguardar a livre manifestação, os direitos humanos e as prerrogativas dos advogados, a Comissão de Prerrogativas e a dos Direitos Humanos está de plantão com observadores nos protestos populares e acompanhará eventuais encaminhamentos de pessoas detidas.

16/03/2016 22:35

Novo CPC entra em vigor e ESA faz curso preparatório para a advocacia

17.03.2016

I Ciclo de Debates da ESA segue com palestras violência contra a mulher