Home / Noticias / 18.12.2023 18:31

Ordem gaúcha adere à campanha internacional “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”

Eventos e ações de conscientização integram a campanha, promovida pela Comissão da Mulher Advogada no âmbito da OAB/RS.

18/12/2023 18:31

Entre as atividades propostas dentro da campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, a OAB/RS, por meio da sua Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou, na quinta-feira (7), um evento com o objetivo de mobilizar o público a respeito de dois grandes temas do PAMA – Programa de Apoio à Mulher Advogada: o Observatório da Violência contra a Mulher e a Sala Pérola.

Confira aqui o evento na íntegra.

A presidente da CMA, Márcia Schwantes, falou sobre o papel da Comissão na campanha e na luta permanente de combate à violência contra a mulher: “A campanha internacional representa um marco no aprofundamento das políticas de combate à violência de gênero, feminicídio e outras formas de agressão. A CMA se insere nesse contexto promovendo ações, diálogos com a sociedade e conscientização a respeito do tema. Neste ano, com a criação do PAMA pelo presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, tivemos avanços significativos podendo acolher advogadas em situação de violência, além de promover estudos a fim de contribuir com políticas para o fim da violência”, afirmou.

Dias de Ativismo

A campanha internacional é fundamentada pela Agenda 2030, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial o ODS 5, que visa estimular ações para o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, buscando assegurar a eliminação de todas as formas de violência.

De acordo com a ONU, a campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” começa anualmente no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) a 10 de dezembro.

18/12/2023 18:31

Em última Prestação de Compromisso de estagiários de 2023, Ordem gaúcha credencia nove estudantes

18.12.2023

OAB/RS e IARGS realizam homenagem póstuma a Oswaldo Vergara