Home / Noticias / 16.06.2023 10:26

OAB/RS sugere ao CFOAB veiculação de campanha nacional de alerta sobre golpes

Para o presidente da Ordem gaúcha, alertar a sociedade é essencial para impedir novos casos.

16/06/2023 10:26

Foto: OAB/RS divulgação

Diante do crescente número de denúncias envolvendo falsos advogados, recentemente o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, sugeriu ao Conselho Federal da Ordem que seja realizada uma campanha nacional nas redes sociais para alertar sobre os golpes. O pedido ocorre após uma série de casos registrados em todo Brasil.

“Precisamos dar mais visibilidade a esses casos, a fim de garantir a segurança dos advogados, advogadas e de seus clientes. É necessária uma campanha nacional para alertar a sociedade e evitar que mais pessoas sejam prejudicadas.”, ponderou o presidente.

No início desse ano, o presidente da Ordem gaúcha já havia notificado as autoridades locais, pedindo providências. Em janeiro, conversou pessoalmente com o chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Fernando Antônio Oliveira Sodré, e pediu atenção ao tema para coibir novos delitos.

Golpes

Nesses golpes, criminosos usam dados verdadeiros como números de processos e documentos, entram em contato por telefone fingindo ser advogados das vítimas e pedem depósitos para liberação de valores a receber.

A OAB/RS ressalta que essa conduta não está de acordo com a prática advocatícia. Não há custos para liberação de valores a receber do Poder Judiciário Estadual ou Federal. Ao notar uma ligação suspeita de números desconhecidos, a vítima deve encerrar a conversa imediatamente e procurar seu representante legal.

No Rio Grande do Sul, a Ordem está veiculando uma campanha de alerta em suas redes sociais e também em rádios locais.

16/06/2023 10:26

OAB/RS requer aos tribunais a suspensão de prazos em virtude do ciclone extratropical

16.06.2023

Cidadania: OAB/RS e subseção de Marau integram projeto de auxílio a migrantes e refugiados