Home / Noticias / 24.07.2024 15:08

OAB/RS reúne advocacia criminal gaúcha em encontro aberto

Lamachia ressaltou a importância do diálogo da Ordem com as entidades da área para promoção de melhorias no sistema de Justiça.

24/07/2024 15:08

Com o objetivo de ouvir os profissionais da advocacia criminal a respeito das demandas comuns da área e debater as ações que já vêm sendo realizadas diante das situações expostas em outros encontros, a Ordem gaúcha realizou mais uma reunião aberta com advogadas e advogados criminalistas do Estado. O encontro ocorreu na noite da segunda-feira (22), em formato híbrido, na sala do Conselho Pleno da instituição e em sala virtual. As entidades ABRACRIM-RS, ACRIERGS, ANACRIM-RS e ABA/RS também participaram da atividade. Essa foi a quinta reunião aberta da atual gestão com a advocacia criminal.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, abriu a reunião ressaltando a importância do debate constante entre a instituição e a advocacia para que o trabalho da Ordem por melhores condições no exercício profissional possa ser cada vez mais efetivo. “Esses momentos em que os colegas trazem as suas vivências e as situações enfrentadas no dia a dia da profissão são de extrema importância para que possamos dar encaminhamento de forma célere e resolutiva para cada situação enfrentada. Estamos aqui para ouvi-los e debatermos a melhor solução para cada problema”, enfatizou.

Grande parte dos relatos dos criminalistas dizem respeito ao atendimento no Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (NUGESP). Por esse motivo, o diretor-geral do órgão, Tiago Dal’Pizzol, foi convidado a responder às questões da advocacia participante da reunião. O presidente Lamachia informou que irá oficiar à Polícia Civil acerca de questionamentos pontuais levantados. Recentemente, ele se reuniu com o chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Fernando Sodré, para encaminhar demandas oriundas do V Colégio de Presidentes de Subseções, ocorrido no início de julho, e com a diretoria do NUGESP, em que falou, entre outras pautas, sobre procedimentos operacionais de acesso da advocacia ao local.

Presenças

Também participaram: o presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública (CEPCSP) da OAB/RS, Ivan Pareta Júnior; o vice-presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP) da OAB/RS, Mateus Marques; a presidente e o vice da ACRIERGS, Ana Lúcia Santos da Motta e Matheus Vasconcelos, respectivamente; a presidente da ANACRIM-RS, Aline Eggers; e a presidente da ABRACRIM/RS, Fernanda Corrêa Osório.

24/07/2024 15:08

E-book: “Ensaios sobre Direito e antirracismo” é tema de edital da ESA/RS em conjunto com a CIR

24.07.2024

Presidente da OAB/RS retorna ao interior gaúcho após as inundações de maio