Home / Noticias / 24.07.2024 15:00

E-book: “Ensaios sobre Direito e antirracismo” é tema de edital da ESA/RS em conjunto com a CIR

24/07/2024 15:00

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/RS em conjunto com a Comissão de Igualdade Racial (CIR) da OAB/RS tornam público, a partir desta quarta-feira (24), o edital para a submissão de artigos científicos para a composição do livro no formato e-book intitulado “Ensaios sobre Direito e antirracismo: a advocacia contemporânea e as relações raciais”.

A submissão dos artigos, conforme aponta o edital, poderão ser realizadas até 24 de setembro de 2024 pelo e-mail direitoeantirracismo@oabrs.org.br.

O material deverá ser inédito, com texto na forma de artigo, com introdução, problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências. e, exclusivamente, relacionadas à promoção da igualdade racial e/ou pensamento antirracista, bem como produções que sublinhem atuações no campo da militância social ou institucional apontadas para a nuance racial.

O artigo deverá ser, obrigatoriamente, escrito por autores(as) advogados(as) devidamente inscritas na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul e que se autodeclarem negros(as) ou que tenham sido escritos em parceria com esses, respeitado o número máximo de 03 (três) autores/as por produção, sendo que pelo menos um autor ou autora precisa ter inscrição junto à OAB.

O e-book tem como objetivo estimular o pensar e promover a valorização da advocacia negra diante da importância e necessidade de aperfeiçoamento das práticas efetivas de promoção da igualdade racial no universo jurídico e para além desse. A produção visa também a provocação e o estímulo à reflexão acerca dos atos que reproduzem e perpetuam o racismo, reforçando práticas comumente identificadas e vivenciadas por juristas negras e negros nos ambientes profissionais que lhes são afeitos, além da aproximação desses profissionais com a entidade proponente.

Para participar e conferir o edital completo, clique aqui.
Baixe aqui o Termo de Autorização e Declaração de Plágio.
Baixe aqui o modelo editável para confecção do artigo.
Confira os e-books já publicados pela ESA/RS clicando aqui.

24/07/2024 15:00

Confira os locais de prova da 1ª fase do 41º Exame de Ordem Unificado

24.07.2024

OAB/RS reúne advocacia criminal gaúcha em encontro aberto