Home / Noticias / 14.03.2023 18:53

OAB/RS participa de homenagem às eminentes juristas professoras da UFRGS

14/03/2023 18:53

Na manhã da quarta-feira (8), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a vice-presidente, Neusa Bastos, o secretário-geral, Gustavo Juchem, e a secretária-geral adjunta, Karina Contiero participaram da cerimônia de descerramento das placas em homenagem às eminentes juristas professoras Sulamita Cabral e Cléa Carpi.

O evento foi organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A solenidade ocorreu na sede da Faculdade de Direito e homenageou às advogadas, que são parte da história da Ordem gaúcha. Cléa Carpi foi a primeira mulher presidente da OAB/RS e também a primeira mulher a ser agraciada com a Medalha Rui Barbosa, a mais alta comenda da advocacia brasileira. Já Sulamita dos Santos Cabral é presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, além de já ter composto a diretoria da OAB/RS como secretária-geral nos triênios 2007/2009 e 2010/2012.

Na oportunidade, Lamachia reafirmou o compromisso que a Ordem gaúcha tem em continuar lutando para que o dispositivo institucional de igualdade seja respeitado. “Dando força e voz para todas as legítimas representantes da advocacia gaúcha e brasileira, pois aqui temos Cléa Carpi e Sulamita Cabral, que representam as advogadas gaúchas. E as mulheres de Ordem estão absolutamente bem representadas por essas homenageadas, que são motivo de orgulho e honra para o Rio Grande do Sul”, disse ele.

A vice-presidente da OAB/RS destacou a importância da participação da Ordem no ato. “Não poderíamos deixar de homenagear estas duas grandes mulheres advogadas, que recebem essa justa homenagem pelo valoroso trabalho realizado”, destacou Neusa.

Presenças

Também acompanharam o evento as conselheiras estaduais Teresa Cristina Fernandes Moesch; Liane Bestetti; Regina Soares; Regina Guimarães e a Marília Longo do Nascimento; a diretora do curso de Direito da UFRGS, Cláudia Lima Marques; e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Márcia Schwantes.

14/03/2023 18:53

Comissão da Criança e do Adolescente realiza a primeira reunião de 2023