Home / Noticias / 18.01.2017 17:48

OAB/RS no Fórum Social: corrupção e segurança pública estarão entre as pautas

18/01/2017 17:48

A OAB/RS terá participação ativa na 16ª edição do Fórum Social Mundial (FSM). O evento, que ocorre entre 23 e 27 de janeiro, terá como principais temas os Direitos Humanos, a corrupção e o Pacto Social e Federativo. O Seminário de encerramento do evento também ficará por conta da Ordem gaúcha.

Os eventos, que são gratuitos e abertos ao público, ocorrerão na Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores da Capital. As inscrições não são obrigatórias, no entanto, aqueles que desejarem obter certificados devem realizar sua inscrição no site do Fórum.

Neste ano, por meio das Comissões, a OAB/RS será responsável por painéis sobre a Reforma da Previdência, Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência e, no encerramento, Pacto Federativo.

O presidente da Seccional, Ricardo Breier, exalta a relevância do Fórum para os cidadãos. “Desde sua criação, o Fórum Social Mundial traz à tona diversos debates da sociedade. No último ano, mais do que nunca, a Ordem foi protagonista em temas relacionados à cidadania, como a corrupção e segurança pública. Por isso, é importante dialogarmos com a sociedade. Além disso, em nossos painéis, vamos sugerir mudanças e ouvir ideias: esse é o propósito do Fórum”, disse.

O FSM tem o objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. O número de participantes tem crescido nas sucessivas edições: de cerca de 15 mil pessoas no primeiro fórum, em 2001, a aproximadamente de 120 mil em 2009. Porto Alegre foi a primeira cidade a receber o Fórum. Na ocasião, a programação foi composta por 420 oficinas autogestionadas, organizadas pelas entidades participantes, além de seminários e 16 conferências.

Confira a programação da participação da OAB/RS:

23/01 – (15h30) - Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB/RS

As Deficiências Mental e Intelectual Relacionadas ao Uso de Crack e Outras Substâncias: Traçando um Modelo de Políticas Públicas

25/01 - (13h30) - Comissão de Previdência Social da OAB/RS

Reforma da Previdência

26/01 - (9h) - Comissão do Idoso da OAB/RS

Porto Alegre: Cidade amiga do Idoso: A alternativa inclusiva e socializadora dos residenciais geriátricos e fiscalização

27/01 - (9h) - Comissão do Pacto Federativo e Controle Social da OAB/RS

Encerramento do Fórum – Pacto Federativo: uma análise a partir das políticas públicas e combate à corrupção

Gabriela Milanezi

Assistente de Jornalismo

18/01/2017 17:48