Home / Noticias / 19.12.2023 11:15

OAB/RS aborda os impactos da Tokenização Imobiliária em evento

A atividade debateu as implicações do tema, como as vantagens, os riscos e os impactos ambientais, sociais e econômicos.

19/12/2023 11:15

https://bit.ly/4731wH7
image-galeria-0

Os impactos da tokenização no mercado imobiliário e nos serviços cartorários foram os temas abordados durante o evento “Tokenização Imobiliária”, realizado pela Comissão Especial de Direito Imobiliário (CEDI) da OAB/RS. As palestras ocorreram durante a tarde da quarta-feira (13). O encontro foi realizado no auditório da sede da Ordem gaúcha e reuniu dezenas de advogados, empresários e profissionais que atuam na área, como os tabeliães, notários e registradores.

O presidente da CEDI, Ricardo Vogt, explicou que o evento compõe uma série de atividades que vêm sendo propostas pela Comissão para debater o assunto. O advogado ainda destacou a comissão mista criada entre a OAB/RS e a Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (ANOREG/RS) para debater o tema, que alia tecnologia e mercado de aquisição de imóveis. “Todos nós ainda estamos aprendendo. A gente já vem conseguindo fazer um pouco disso nas assinaturas de contrato, que são assinaturas digitais. E isso é uma coisa que não tem volta. A comissão mista foi criada justamente para buscar as vulnerabilidades do sistema e para entregarmos a segurança necessária”, destacou.

Painéis

A atividade foi dividida em três painéis com especialistas na área. No primeiro, intitulado “Transformação do mercado imobiliário e web 3”, os palestrantes Jonathan Darcie e Marcelo Bolelli Magalhães falaram sobre como a tecnologia e a internet estão mudando o setor imobiliário, apresentando novas oportunidades e desafios para os profissionais e os consumidores. O segundo painel tratou sobre os impactos da tokenização nos serviços cartorários e Estado. Os palestrantes João Pedro Lamana Paiva, Alan Lanzarin e Raphael Ayub discutiram sobre como os serviços cartorários e o Estado estão sendo afetados pela digitalização, pela desburocratização e pela inovação, e quais são as perspectivas e os desafios para o futuro. Já no painel “Meio ambiente da tokenização”, foi abordado o conceito e as implicações do tema e as vantagens e os riscos da tokenização, bem como os seus impactos ambientais, sociais e econômicos.

19/12/2023 11:15



Notícia anterior

OAB/RS e IARGS realizam homenagem póstuma a Oswaldo Vergara

18.12.2023
Próxima notícia

Conselho Pleno: última sessão de 2023 destaca balanço da gestão

19.12.2023

Principais notícias

Ver todas