Home / Noticias / 10.10.2023 10:33

Neusa Bastos entrega doações a comunidade venezuelana

O ato solidário parte das arrecadações enviadas por toda a advocacia gaúcha.

10/10/2023 10:33

Na sexta-feira (6), a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, esteve em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, para uma entrega de donativos em um abrigo para venezuelanos. Na ocasião, um eletrodoméstico, agasalhos e itens de higiene pessoal e de limpeza, arrecadados nas campanhas solidárias da Ordem gaúcha, foram entregues à comunidade de imigrantes.

O ato de solidariedade deu-se devido aos fatos ocorridos no último mês. Com o acordo de repatriação à Venezuela, notificado pelo governo dos Estados Unidos, e o aumento dos controles imigratórios no Peru e no Chile, a situação dos refugiados se agravou, decorrendo na vinda de novos venezuelanos ao Brasil. Em 2022 o número de pedidos de refúgio no Rio Grande do Sul já havia superado, em mais de 15 vezes, o ano anterior.

“A advocacia gaúcha tem oferecido para nós doações que contribuem com o bem-estar de toda a cidadania. Contudo, não é o suficiente. Nos dias que passaram, só nesta casa de acolhimento, 25 residentes chegaram para recomeçar as suas vidas no nosso país. Agradecemos o apoio daqueles que doaram, mas clamamos para que os esforços em ajudar o próximo continuem”, manifestou Neusa na entrega das arrecadações.

O coordenador da Associação dos Angolanos, Kanhanga, responsável pelo contato com os venezuelanos, concluiu dizendo: “vale reiterar que, no fim das contas, a crise de mobilidade humana não é, apenas, uma responsabilidade governamental, mas também da sociedade civil. Que cada vez mais tenhamos alianças dispostas a atender essa população que tanto precisa.”

10/10/2023 10:33

107ª subseção: OAB Tenente Portela é oficialmente instalada

10.10.2023

Neusa Bastos participa de evento alusivo aos 35 anos da Constituição Federal de 1988